Por Rogério Christofoletti – Algumas pessoas não se contentam em levar livros numa viagem. Se pudessem, carregariam também suas bibliotecas. Para os mais apegados, parece haver uma solução em Sevilha: um hotel onde as letras e as narrativas têm papel central. Incrustado num emaranhado de pequenos prédios numa região com sebos e charmosas livrarias, o Casual Sevilla de Las Letras é o que se pode chamar de um refúgio para os amantes da literatura.
Para ser sincero, não é luxuoso nem caro, mas discreto e aconchegante. Tem duas estrelas conforme os padrões da hotelaria internacional, e oferece uma experiência única com suas paredes repletas de páginas dos grandes clássicos, quartos temáticos que remetem a gêneros literários, e volumes espalhados por toda a parte, até mesmo na mesa do café da manhã.
O prédio de três andares é antigo, e foi reformado há menos de cinco anos para acomodar os pequenos apartamentos, todos voltados a típicos pátios espanhóis. Nas paredes dos quartos ficam penduradas edições especiais, e nem mesmo o balcão de entrada escapa ao estilo. No check-in ou em paradas estratégicas para pedir informações, é comum ver hóspedes conferindo os volumes de todas as línguas e autores que cobrem o centro de recepção.
Intrigado, perguntei a uma das atendentes como construíram aquela maravilha. Por trás dos óculos e com ar misterioso, ela me revelou baixinho: é um truque! Separaram as lombadas de centenas de livros e as colaram nas madeiras do balcão. Depois, reaproveitaram as milhares de páginas restantes, forrando as paredes dos corredores.
Cortar e rasgar pode parecer um crime hediondo para muitos leitores, mas só assim foi possível vestir um hotel de livros!
Veja mais fotos
[Imagens: Rogério Christofoletti]
Jornalista, dramaturgo e professor universitário. Já publicou 12 livros na área acadêmica e escreveu oito peças de teatro. É um dos autores do e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx).
Pingback: Um hotel para fanáticos leitores - LiteragindoLiteragindo
Esse hotel é muito bom e confortável!