resenha

RESENHA | O sorriso da hiena, Gustavo Ávila


Fazia um tempo que um romance policial nacional não me intrigava tanto. Antes de tudo, gostei muito, mas muito mesmo de O Sorriso da Hiena. Palmas para o Gustavo Ávila, que está só no primeiro livro e já cativou um monte de gente com essa história.

A trama é sobre um serial killer que está matando violentamente casais com filhos de oito anos, não sem antes cortar a língua do pai e executar a mãe na frente da criança, que é poupada mas será obrigada a viver com essa lembrança terrível para o resto da vida. O assassino encontra um objetivo para seus crimes: estudar o desenvolvimento da maldade humana para, de certa forma, compreender as circunstâncias de sua própria história de vida.

É aí que entra em cena um psicólogo, personagem chave que tratará as crianças vítimas da violência e que se relacionará com o assassino a partir do estudo do tema proposto (não é spoiler, está na sinopse). E para fechar a tríade há o detetive Artur, homem circunspecto que chama a atenção por ter Síndrome de Asperger, a mesma de Lisbeth Salander.


“Basta a vida tocar no lugar certo
para despertar o pior em qualquer pessoa.”

x

A história começa com a descrição de um crime violento, e isso já prende a atenção do leitor logo no início. Esse clima é mantido até o final do livro, mas acho que o que realmente se destaca é justamente o final, pois tem um plot twist muito interessante e que lembra um certo livro da Agatha Christie inclusive. Em um momento, também senti uma leve referência ao Truman Capote e “A Sangue Frio”, a preparação para a execução do crime, o silêncio da casa contrastando com o horror que a gente já sabe que vai acontecer lá dentro.

Não saquei o final até efetivamente chegar lá, e acho que isso foi essencial para que a minha expectativa fosse correspondida. A história me pareceu muito bem pensada na verdade, ‘montada’ como uma espécie de plano colocado no papel, com respostas para quase todas as perguntas, sem deixar muitas pontas soltas pelo caminho.

Foram poucas as questões que me inquietaram. A falta de câmeras de monitoramento nas ruas, por exemplo, não foi um recurso usado pela polícia durante as investigações; o uso excessivo de nomes indicando personagens (principalmente secundários); a facilidade com que o criminoso entra em lugares altamente protegidos sem deixar um fio de cabelo para trás; a falta de técnica da polícia em apurar pistas. De qualquer forma, são detalhes que não interferem tanto no andamento da história porque ela realmente está bem costurada. O livro é muito bom e não vai interessar apenas aos fãs de policiais, mas também quem gosta de histórias com finais surpreendentes.

x

“A vida da gente muda
e lá fora o mundo sempre parece o mesmo.”

x

Embora o detetive Artur tenha sido pouco descrito, foi o personagem que mais me atraiu. É interessante imaginar um policial com Síndrome de Asperger, alguém que precisa se relacionar com o mundo, interrogar suspeitos, confrontar pessoas, mas ao mesmo tempo relutante em interagir socialmente e tendo que enfrentar essa dificuldade diariamente. Espero que ele apareça em mais livros do autor, que tem potencial para escrever grandes histórias.

Título: O sorriso da hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 304
Este livro no Skoob

SINOPSE – Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

Anúncios

3 respostas »

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s