10 Filmes sobre crime vencedores do Oscar

Compartilhe

Por Luciana da Cunha – Filmes que envolvam temas como crimes, investigação policial e até mesmo alguma dose de terror de vez em quando aparecem em premiações como o Oscar. Ao longo de décadas, alguns dos maiores clássicos do subgênero foram premiados na categoria de Melhor Filme. Confira alguns deles:

 

1. O Poderoso Chefão: Partes 1 (1973) e 2 (1975)

[Img:  © 1972 Paramount Pictures]
As duas primeiras partes da saga da família Corleone e suas atividades criminosas não apenas levaram a principal estatueta do Oscar cada uma, mas vivem figurando nos primeiros lugares das listas de melhores filmes de todos os tempos. Juntos, os dois filmes levaram nove Oscars. Além de Melhor Filme, também levaram nas categorias: Parte 1 – Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado; Parte 2 – Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Melhor Direção (Francis Ford Coppola), Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora.

 

2. O Silêncio dos Inocentes (1992)

[Img: © 1991 Twentieth Century Fox]
O psicopata Hannibal Lecter não impressiona apenas os fãs do gênero, ele fez com que suspense policial O Silêncio dos Inocentes fosse o terceiro filme na história a abocanhar as cinco principais categorias do Oscar, que são: Melhor Filme, Melhor Direção (Jonathan Demme), Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz (Jodie Foster) e Melhor Roteiro Adaptado.

 

3. Os Infiltrados (2007)

[Img: Photo by – – © 2006 Warner Bros. Entertainment Inc.]
Demorou, mas o primeiro Oscar de Martin Scorsese chegou com o filme Os Infiltrados, sobre o trabalho de investigação policial na máfia irlandesa em Nova York. O filme também rendeu o prêmio de Melhor Direção para Scorsese, além de levar Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

 

4. Golpe de Mestre (1974)

[Img: © 1973 – Universal Pictures. All rights reserved]
A gente costuma lembrar da parceria dos atores Paul Newman e Robert Redford por Butch Cassidy, mas alguns anos depois eles se reuniram em Golpe de Mestre, em que seus personagens tentam aplicar um complexo golpe a um poderoso chefão da máfia. Além da categoria principal, o filme abocanhou os Oscars de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

 

5. Rebecca: A mulher inesquecível (1941)

[Img: © 1940 – 20th Century Fox. All rights reserved]
Alfred Hitchcock nunca ganhou um Oscar de direção, mas pelo menos uma de suas obras já foi reconhecida na categoria de Melhor Filme. Na história, uma mulher é assombrada pela memória da falecida esposa de seu marido. O filme levou ainda o Oscar de Melhor Fotografia e foi indicado em outras nove categorias, incluindo a de direção para Hitchcock.

 

6. O Franco-Atirador (1979)

[Img: © 1978 – Universal]
O impacto da Guerra do Vietnã na vida de pessoas em uma pequena cidade industrial dos Estados Unidos é o tema deste filme. O elenco conta com nomes como Robert De Niro e Meryl Streep e ganhou um total de cinco Oscars, incluindo Melhor Ator (Christopher Walken), Direção, Roteiro Adaptado e Edição.

 

7. Onde os fracos não têm vez (2008)

[Img: © 2007 Paramount Vantage – Miramax]
O western dos irmãos Coen conta a história de um homem que encontra dois milhões de dólares que “sobraram” de uma negociação de traficantes que deu muito errado. Isso desencadeia uma perseguição de um serial killer e da investigação do xerife local para resolver o caso. O filme ganhou quatro Oscars, incluindo Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Roteiro Adaptado.

 

8. Spotlight: Segredos revelados (2016)

[Img: Photo by KERRY HAYES – © 2015 – Open Road Films]
A investigação de um jornal sobre casos de pedofilia acobertados pela igreja católica surpreendeu muita gente quando levou o Oscar de Melhor Filme em 2016. Além desta categoria, a produção foi premiada com a estatueta de Melhor Roteiro Original.

 

9. Operação França (1972)

[Img: Photo by Silver Screen Collection/Getty Images – © 2013 Getty Images]
O trabalho de dois policiais para combater o tráfico internacional de drogas é o tema deste filme, vencedor de cinco Oscars. O protagonista foi interpretado por Gene Hackman, que levou o prêmio de Melhor Ator pelo filme. Outras categorias que renderam premiações para o filme foram: Direção, Roteiro Adaptado e Edição.

 

10. Chicago (2003)

[Img: © 2002 – Miramax]
Assassinato, drama de tribunal, sensacionalismo midiático e showbizz: tudo isso em um musical que foi indicado a 13 Oscars. Destes, o filme levou a categoria principal e outras seis estatuetas para Melhor Atriz Coadjuvante (Catherine Zeta-Jones), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Som.

(Visited 511 times, 1 visits today)

3 comentários em “10 Filmes sobre crime vencedores do Oscar”

  1. O Silêncio dos Inocentes rendeu também minha primeira paixonite por um maníaco charlatão, canibal e charmoso que só a gota serena!!! Um dos filmes em que você torce pro vilão, mesmo que ele seja do tipo que literalmente arrancaria a sua pele!!!!! Hsuahsuahsua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima