Considerada a primeira história de detetive moderna, Os Crimes da Rua Morgue é um conto escrito pelo mestre do gótico e horror, Edgar Allan Poe. A história foi publicada em 20 de abril de 1841 nos Estados Unidos, e permanece clássica.
Nela, Allan Poe apresenta ao público o detetive Auguste Dupin, personagem que usa o raciocínio para solucionar casos misteriosos. Confira 10 curiosidades sobre este famoso conto do mestre Poe.
* Livros e e-books de Edgar Allan Poe
Os Crimes da Rua Morgue foi escrito por Edgar Allan Poe e publicado na revista Graham’s Magazine, em 1841. Poe recebeu 56 dólares pelo trabalho. Esta é considerada a primeira história moderna de detetives.
O conto é baseado na investigação da morte de duas mulheres, Madame L’Espanaye e sua filha, que foram assassinadas em um ambiente fechado. A autoria do crime vira um mistério para a polícia, mas Dupin consegue encontrar uma luz no fim do túnel através das observações minuciosas sobre aspectos do caso.
Auguste Dupin é não menos do que o detetive parisiense criado por Poe, que faz o uso da lógica e raciocínio para resolver mistérios considerados insolúveis. Este foi o primeiro conto que Poe escreveu com o personagem.
O narrador anônimo irá explicar a história dos crimes (ele seria uma espécie de avô de Watson, das histórias de Sherlock Holmes). Através de sua descrição, o leitor acompanha o desenvolvimento do raciocínio analítico de Dupin.
Este conto estabeleceu alguns dos elementos fundamentais da ficção policial moderna, como a presença de um detetive carismático como protagonista, o uso de um narrador para contar a história, o fato do detetive valer-se de raciocínio analítico para desvendar mistérios, tudo isso aliado à ineficiência da polícia para solucionar crimes.
Diz-se que uma das inspirações de Poe para criar a trama foi provavelmente a reação da multidão a um orangotango em exposição no Salão Maçônico na Filadélfia, em julho de 1839.
“Murders in the Rue Morgue” é o título de uma canção do Iron Maiden. A música está no segundo álbum da banda, Killers, de 1981.
O filme “Os Crimes da Rua Morgue” (1932) é uma das primeiras adaptações do conto para o cinema. Tem no elenco Leon Ames (como Dupin) e o astro Bela Lugosi, vivendo o enigmático doutor Mirakle. No filme é possível ver erros de continuismo e de edição. Em um close do gorila, percebe-se que aparece um chimpanzé. Nas cenas em que o animal carrega a mocinha pelos telhados, nota-se que ela é um manequim!
O primeiro nome escolhido por Poe para o título do conto foi Assassinatos na Rue Trianon. Mais tarde ele mudou para Morgue, para associar a história mais facilmente ao tema da morte.
As histórias de Dupin influenciaram vários autores célebres que viriam depois, sendo que o exemplo mais famoso é o de Arthur Conan Doyle e seu Sherlock Holmes.
(Fontes: Wikipedia, Os Maiores Detetives do Mundo)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…