Considerada a primeira história de detetive moderna, Os Crimes da Rua Morgue é um conto escrito pelo mestre do gótico e horror, Edgar Allan Poe. A história foi publicada em 20 de abril de 1841 nos Estados Unidos, e permanece clássica.
Nela, Allan Poe apresenta ao público o detetive Auguste Dupin, personagem que usa o raciocínio para solucionar casos misteriosos. Confira 10 curiosidades sobre este famoso conto do mestre Poe.
* Livros e e-books de Edgar Allan Poe
Os Crimes da Rua Morgue foi escrito por Edgar Allan Poe e publicado na revista Graham’s Magazine, em 1841. Poe recebeu 56 dólares pelo trabalho. Esta é considerada a primeira história moderna de detetives.
O conto é baseado na investigação da morte de duas mulheres, Madame L’Espanaye e sua filha, que foram assassinadas em um ambiente fechado. A autoria do crime vira um mistério para a polícia, mas Dupin consegue encontrar uma luz no fim do túnel através das observações minuciosas sobre aspectos do caso.
Auguste Dupin é não menos do que o detetive parisiense criado por Poe, que faz o uso da lógica e raciocínio para resolver mistérios considerados insolúveis. Este foi o primeiro conto que Poe escreveu com o personagem.
O narrador anônimo irá explicar a história dos crimes (ele seria uma espécie de avô de Watson, das histórias de Sherlock Holmes). Através de sua descrição, o leitor acompanha o desenvolvimento do raciocínio analítico de Dupin.
Este conto estabeleceu alguns dos elementos fundamentais da ficção policial moderna, como a presença de um detetive carismático como protagonista, o uso de um narrador para contar a história, o fato do detetive valer-se de raciocínio analítico para desvendar mistérios, tudo isso aliado à ineficiência da polícia para solucionar crimes.
Diz-se que uma das inspirações de Poe para criar a trama foi provavelmente a reação da multidão a um orangotango em exposição no Salão Maçônico na Filadélfia, em julho de 1839.
“Murders in the Rue Morgue” é o título de uma canção do Iron Maiden. A música está no segundo álbum da banda, Killers, de 1981.
O filme “Os Crimes da Rua Morgue” (1932) é uma das primeiras adaptações do conto para o cinema. Tem no elenco Leon Ames (como Dupin) e o astro Bela Lugosi, vivendo o enigmático doutor Mirakle. No filme é possível ver erros de continuismo e de edição. Em um close do gorila, percebe-se que aparece um chimpanzé. Nas cenas em que o animal carrega a mocinha pelos telhados, nota-se que ela é um manequim!
O primeiro nome escolhido por Poe para o título do conto foi Assassinatos na Rue Trianon. Mais tarde ele mudou para Morgue, para associar a história mais facilmente ao tema da morte.
As histórias de Dupin influenciaram vários autores célebres que viriam depois, sendo que o exemplo mais famoso é o de Arthur Conan Doyle e seu Sherlock Holmes.
(Fontes: Wikipedia, Os Maiores Detetives do Mundo)
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…