Você não vai acreditar no livro mais vendido de Edgar Allan Poe em vida

Compartilhe

 

Quem nunca ouviu falar no poema O Corvo, ou nos contos Os Crimes da Rua Morgue, A queda da casa de Usher ou O poço e o pêndulo? Edgar Allan Poe escreveu histórias consideradas clássicos da literatura, mas você vai se espantar com o livro mais rentável do autor em vida.

LEIA TAMBÉM
No fim da vida, Edgar Allan Poe implorou para vender seu trabalho
TOP 8 | Oito livros de Edgar Allan Poe para ter na estante
O mistério que ronda a morte de Edgar Allan Poe

 

A edição que Poe mais vendeu enquanto ainda vivia foi a de um livro sobre a classificação de conchas. Isso mesmo, seu maior sucesso editorial foi um livro científico.

Em “O Primeiro Livro do Concologista” (1839), Poe teve a tarefa de abreviar as ideias do Manual de Concologia, livro publicado pelo conferencista Thomas Wyatt em 1838. Professor de Delaware, Wyatt havia escrito um manual complexo sobre a identificação de conchas, que acabou sendo comercializado pelo salgado valor de 8 dólares.

Ele precisava de um produto mais barato e acessível para alcançar o público escolar, mas não queria colocar o próprio nome em uma outra edição para não entrar em conflito com sua editora original. E foi aí que Allan Poe entrou na história.

O futuro autor de O Corvo aceitou assinar a edição com seu nome, sendo contratado para fazer um resumão do livro de Wyatt. Ele acrescentou prefácio e introdução próprios, reformulando ideias e traduzindo outros textos. Poe topou fazer o trabalho pois precisava desesperadamente de dinheiro para necessidades básicas, como comprar alimentos e pagar por uma moradia.

O livro saiu por 1,50 dólar, preço bem mais acessível, e a primeira edição esgotou nos dois primeiros meses. Poe não recebeu direitos autorais pelas vendas, e sim um pagamento único pelo trabalho.

Posteriormente outras edições com textos complementares foram publicadas, levando o livro a ser adotado em escolas. Infelizmente, nenhuma das coleções de contos de Poe alcançou tamanho sucesso editorial enquanto ele estava vivo.

Em 2009, uma primeira edição de seu livro de estreia, Tamerlane e Outros Poemas, foi vendida por US$ 662.500 em um leilão da Christie’s. O valor equivale a 3.115,14 milhões de reais nos dias de hoje, 173 anos após sua morte.

* Encontre livros e e-books de Edgar Allan Poe

 

DICA DE LEITURA

Título: Ficção Completa, Poesia & Ensaios
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução: Oscar Mendes, Milton Amado
Páginas: 936
Editora: Nova Aguilar
Compre o livro

SINOPSE – A Editora Nova Aguilar, reúne a obra completa de Edgar Allan Poe em uma coletânea, cumprindo com a missão de levar o melhor da literatura universal ao alcance do público leitor. “Ficção completa,poesia & ensaios”em um único volume, apresenta os escritos do contista, poeta e crítico literário norte-americano Edgar Allan Poe, famoso mundialmente por suas histórias de mistério e de terror. Nesse lançamento do Grupo Editorial Global, o suspense que singulariza a obra de Poe está presente em contos como “Os crimesda rua Morgue”, “O gato preto”, entre outras estórias do célebre autor. Os contos humorísticos também estão presentes nessa obra, dada a variedade de situações cômicas construídas magistralmente pelo inventivo ficcionista. Suas criações poéticas também marcam a edição, contudo “O corvo” é o destaque. A tradução dos escritos de Poe é de autoria de Oscar Mendes, com colaboração de Milton Amado. O volume traz ainda textos sobre a vida e a obra do autor, concebidos pelos escritores Hervey Allen e Charles Baudelaire. Em sintonia com a atmosfera misteriosa que marca as histórias de Edgar Allan Poe, a coletânea traz ilustrações de Eugênio Hirsch Augusto Iriarte Gironaz.

(Visited 422 times, 1 visits today)
Rolar para cima