agenda

A literatura policial na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre


img_1232

DIAS DE CRIME, SUSPENSE E MISTÉRIO – Nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, a editora Libretos e a Câmara Riograndense do Livro (CRL) promoveram um encontro especial para os fãs de romances policiais. Na sexta-feira, 4, aconteceu a mesa “Literatura policial, um gênero que se renova”, com as participações dos escritores Antonio D. Cattani e Tailor Diniz, e ainda do colunista do literaturapolicial.com, Rogério Christofoletti. O encontro foi na sala leste do centro Santander Cultural.

Os debatedores conversaram sobre romances de crime, suspense e mistério sob várias perspectivas. Rogério Christofoletti focou nos motivos que justificam a falta de uma cena policial brasileira na literatura. O escritor gaúcho Tailor Diniz, finalista do Prêmio Açorianos de literatura com o romance policial Mistério no Centro Histórico, falou sobre suas publicações e como os livros de autores policiais nacionais ainda enfrentam resistência por parte dos leitores.

 

“O mercado editorial brasileiro ainda é bastante pequeno.
Apenas 7% dos livros vendidos em 2015 eram de ficção”
(Rogério Christofoletti)

x

Antônio Cattani, autor de “L. novela de mistério”, incentivou um debate sobre a qualidade literária dos romances policiais nos dias de hoje e falou criticamente sobre o fenômeno do scandi-noir, os suspenses da Escandinávia que conquistaram o mundo com nomes como Stieg Larsson, Henning Mankell e Jo Nesbo.

img_1260

Do lado de fora do centro cultural, o fã de livros de mistério também tinha motivos para se divertir. Várias bancas de livrarias e sebos vendiam uma diversidade de títulos do gênero, como exemplares da popular coleção Altaya de Agatha Christie, além de obras de PD James, Arthur Conan Doyle, Jo Nesbo, Stephen King e vários outros.

img_1161

img_1159

img_1169

img_1172

img_1158

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece até 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no centro histórico da cidade. Clique aqui para acessar a programação oficial.

Confira todas as fotos da mesa literária do dia 4/11 no Facebook

ana2

Anúncios

5 respostas »

  1. Sou fã do Tailor Diniz e seu personagem Walter Jacquet. Em 2016, foi lançado novo livro com o herói – Mistério no Centro Histórico. Os gaúchos são especiais em Literatura, caminham com suas próprias pernas e sem o Sul Maravilha (Rio e SP).

    Curtido por 1 pessoa

  2. Prezados Ana Paula Laux e Rogério Christofoletti:
    Sou doutoranda em literatura na UFF e estou preparando um paper para um congresso internacional (além da tese, claro) sobre a literatura policial no Brasil, com foco na pouca forca do gênero por aqui, na contramão do resto do mundo. E como acho q um dos grandes problemas é a falta de investimento das editoras em autores nacionais, tenho grande interesse na discussão da mesa da 62a Feira do Livro de POA. Seria possível entrar em contato com os palestrantes para trocar algumas impressões? Obrigada – e parabéns a todos pelo blog!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s