Um dos maiores sucessos de Stephen King, Christine é um livro de horror publicado em 29 de abril de 1983. A adaptação do livro foi lançada no mesmo ano e teve a direção de John Carpenter, mestre de clássicos do terror como Halloween (1978) e O Enigma de Outro Mundo (1982).
Na trama, Arnie Cunnigham é um adolescente desajeitado com as garotas, que passa boa parte do tempo tentando escapar da perseguição dos colegas na escola. Mas sua vida muda quando ele compra Christine, um Plymouth Fury 1958 com um adicional sobrenatural.
Confira 6 curiosidades sobre a história e o filme.
O livro foi lançado dia 29 de abril de 1983 nos Estados Unidos. A trama poderia ser ambientada no Maine, como é da preferência de Stephen King, mas nesse livro ela acontece em Libertyville, Pensilvânia. A capa original da primeira edição é de Craig DeCamps.
No mesmo ano, foi lançada a adaptação do livro para o cinema. “Christine – O Carro Assassino” teve direção de John Carpenter e foi estrelado por Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul, Robert Prosky e Harry Dean Stanton. O filme começou a ser produzido antes mesmo do livro ser lançado, fato que evidencia o sucesso de King como autor. A bilheteria foi de US$ 21 milhões nos Estados Unidos, mas mesmo assim a produção foi considerada um fracasso por King e pelo diretor.
O carro escolhido para “protagonizar” o livro era o Plymouth Fury, cujo modelo era associado aos anos 50 (começou a ser produzido em 1955 pela Plymouth). Ele era considerado um carro superado e esquecido na década de 1980 mas, após o livro/filme serem lançados, tornou-se novamente popular.
O livro vendeu 303 mil cópias no primeiro ano de publicação nos Estados Unidos. Naquele mesmo ano, King publicaria O Cemitério e A Hora do Lobisomem.
O papel de Arnie Cunningham, o adolescente proprietário de Christine, foi interpretado por Keith Gordon. Porém a primeira opção para viver Arnie foi Scott Baio, muito conhecido nos anos 80 por seu papel na série Happy Days (1977-1984). Já a namorada de Arnie, Leigh Cabot, foi vivida pela atriz Alexandra Paul mas Brooke Shields foi considerada para o papel da namorada.
Stephen King achou que seria uma bela ideia posar com um carro na sessão de fotos do livro, então ele decidiu alugar um modelo Plymouth Fury para ser fotografado no clima de Christine. O problema é que ele deveria ter alugado um modelo de 1958, porém percebeu apenas depois que tinha escolhido o modelo de 57. Aparentemente, a diferença de um modelo para outro está no pára-choques dianteiro inferior.
(Fontes e Imagens: Wikipedia, Tor.com, IMDB, Horrorfreak News, My Original Copy, Wiki Fandom)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…