Raymond Burr, de Hitchcock a Perry Mason

Compartilhe

 

Um ator que marcou época na televisão foi Raymond Burr. Isso porque ele viveu o advogado Perry Mason, na série homônima produzida nos Estados Unidos entre 1957 e 1966.

Burr nasceu no Canadá, filho de um agente comercial e de uma professora de música e pianista. Só começou a atuar em 1937, aos 20 anos, e logo depois foi contratado pelo estúdio de cinema RKO Pictures.

Antes de Perry Mason participou de mais de 60 filmes, principalmente no papel de vilão. Em Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun, 1951), contracenou com Clift Montgomery, Elizabeth Taylor e Shelley Winters. Em 1954, veio um dos papeis mais importantes da carreira, Lars Thorwald em Janela Indiscreta, filme que se tornaria um clássico de Alfred Hitchcock.

Perry Mason caiu no colo do ator. Foi em 1957 que o canal CBS decidiu  adaptar os romances policiais de Erle Stanley Gardner (que infelizmente não tem livros traduzidos no Brasil) para criar nova série dedicada exclusivamente à televisão. O protagonista era um advogado fictício de defesa criminal de Los Angeles, e então eles começaram a busca pelo ator ideal.

Muitos atores foram cotados para o papel, entre eles Richard Carlson, Mike Connors, Richard Egan, William Holden e Efrem Zimbalist Jr., porém nenhum agradou. Burr havia participado dos testes porém lendo outro papel, o do procurador distrital Hamilton Burger. Sua atuação em Um Lugar ao Sol impressionou um dos produtores, que pediu que ele perdesse peso para ganhar o papel de Mason, o que ele fez. E entrou para a série como protagonista.

 

 

A série foi um sucesso, e uma das primeiras a tratar de temas jurídicos na televisão. Burr foi premiado com o Emmy de Melhor Ator, além de outros atores do elenco. Cancelada em 1966, Perry Mason ensaiou uma volta em 1973 mas sem o sucesso de antes. De qualquer forma, Raymond Burr ficou marcado para sempre como Perry Mason, o detetive que sempre apresentava uma revelação impactante nos últimos momentos da sua defesa, no tribunal.

Raymond Burr nasceu em 21 de maio de 1917, no Canadá, e morreu em 12 de setembro de 1993, com 76 anos, de câncer.

 

(Fontes: Wikipedia, IMDB)

(Visited 339 times, 1 visits today)
Rolar para cima