6 curiosidades sobre O Assassinato de Roger Ackroyd, um clássico do mistério

Compartilhe

 

Considerado um dos melhores livros de Agatha Christie, O Assassinato de Roger Ackroyd foi publicado em 19 de junho de 1926 nos Estados Unidos.

É o terceiro romance policial com o detetive Hercule Poirot, que investigará quem matou o milionário Roger Ackroyd na pequena vila inglesa de King’s Abbott. Encontrado esfaqueado com uma adaga tunisiana, seu assassinato pode estar ligado a outras mortes que aconteceram na região.

Muitos leitores consideram o final deste livro um dos mais bem imaginados da literatura policial, por ser inesperado e surpreendente.

Confira 6 curiosidades sobre O Assassinato de Roger Ackroyd.

LEIA MAIS
Encontre livros e e-books de Agatha Christie
Divulgado o elenco da série de Agatha Christie com Hugh Laurie; confira!
Agatha Christie e a paixão por Nimrud

 

 

 

1. A ideia

Na sua autobiografia, Agatha Christie revelou que a ideia para criar a trama tão incomum desse livro veio de uma sugestão de seu cunhado, James Watts.

 

2. Poirot gostou

Em janeiro de 1938, a autora escreveu um artigo para o jornal The Daily Mail comentando sobre seu relacionamento com o personagem. Segundo ela, O Assassinato de Roger Ackroyd foi um dos casos favoritos do detetive Poirot pois ele teve a oportunidade de usar seus conhecimentos sobre a natureza humana e “estava em seu melhor, investigando um crime em uma vila rural tranquila”.

 

3. No teatro

Esta foi a primeira história de Agatha Christie a ser adaptada para o teatro. A peça estreou em 15 de maio de 1928 no Teatro Prince of Whales, em Londres. Poirot foi interpretado por Charles Laughton. Uma das personagens, Caroline Sheppard, teve as características mudadas na versão teatral, fato que causou desagrado na autora. A peça ganhou o título de Álibi.

 

4. Transgressora

O The Detection Club, clube de escritores de mistério formado em 1930 na Inglaterra e ao qual Agatha foi uma das fundadoras, acusou a autora de ter violado as regras do que podia conter ou não em um romance policial (sim, havia esse tipo de coisa na época!). Segundo eles, um mistério policial deveria ter um crime bem definido, com uma solução lógica e confiável. Sua amiga, a também romancista policial Dorothy L. Sayers, defendeu Christie argumentando que era tarefa do leitor suspeitar de todos.

 

5. Na TV

A adaptação da história para a TV foi ao ar em 2 de janeiro de 2000, na série de TV Agatha Christie’s Poirot, com David Suchet no papel do detetive.

 

6. The best

Em 2013, a Associação Britânica de Escritores de Ficção Criminal (British Crime Writers’ Association) escolheu O Assassinato de Roger Ackroyd como o melhor romance policial de todos os tempos. Boa escolha!

 

SOBRE O LIVRO

Título: O assassinato de Roger Ackroyd
Autora: Agatha Christie
Páginas: 296
Editora: Globo
Compre o livro
Compre o e-book

SINOPSE – Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila. Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações.

 

(Fontes: Wikipedia, site oficial Agatha Christie)

 

(Visited 464 times, 1 visits today)
Rolar para cima