TOP 10 | Os dez melhores livros de Agatha Christie

Compartilhe

 

Agatha Christie é considerada uma das mais importantes e influentes escritoras de romances policiais de todos os tempos, com mais de 60 romances, 14 peças teatrais e mais de 150 contos publicados.

LEIA TAMBÉM
MISS MARPLE | As melhores frases da detetive de Agatha Christie
Assassinato no Beco, a coletânea de contos com Poirot
Confirmada a adaptação de Por que não pediram a Evans?

Ela criou personagens icônicos como Hercule Poirot, um detetive belga que aparece em mais de 30 de seus romances, e Miss Marple, uma detetive amadora que aparece em 12 romances e vários contos.

Suas obras são conhecidas por suas tramas intricadas e reviravoltas surpreendentes, além de personagens cativantes e diálogos bem construídos. Alguns de seus romances mais famosos incluem “Assassinato no Expresso Oriente”, “Morte no Nilo” e “E Não Sobrou Nenhum”.

Durante sua vida, Christie se tornou uma das autoras mais vendidas do mundo, e muitos de seus livros foram adaptados para filmes, séries de televisão e peças teatrais. Ela também foi uma pioneira em vários aspectos, como o uso do narrador não confiável e a inclusão de elementos psicológicos em seus romances policiais.

Se você está pensando em começar a ler a obra de Agatha Christie e não sabe por onde começar, aí vão 10 indicações dos melhores livros da Rainha do Crime.

Encontre livros e e-books de Agatha Christie

 

A Casa Torta

Compre o livro / e-book

Publicado originalmente em 1949, A Casa Torta é uma história intrigante e emocionante que apresenta uma série de reviravoltas inesperadas. A história se passa em um ambiente rural e apresenta a família Leonides, que mora em uma extravagante mansão. A família é mantida pelo patriarca Aristide Leonides, um homem rico e poderoso que é encontrado morto em sua cama. A morte é inicialmente considerada natural, mas a investigação revela que Aristide foi assassinado. Não demora muito para os membros da família Leonides se tornarem suspeitos e serem questionados pela polícia, que dividirá as investigações com o detetive particular Charles Hayward, contratado para ajudar no caso. Neste livro, o leitor é levado por caminhos “tortuosos” e surpresas em cada página, enquanto a verdade sobre o assassinato de Aristide Leonides lentamente se desenrola. Esta era uma das histórias favoritas de Agatha Christie, segundo a autora revelou: escrever A Casa Torta foi puro prazer e me sinto segura em crer que é um dos meus melhores livros”. Para quem gosta de adaptações, tem também o filme de 2017 com a Glenn Close e a Gillian Anderson.

 

Os crimes ABC

Compre o livro / e-book

Neste livro de 1936, o famoso detetive Hercule Poirot precisa identificar um serial killer que está matando pessoas em ordem alfabética. Ele deverá interpretar pistas misteriosas, como um cartão de visitas e um guia ferroviário, para tentar chegar ao assassino. É uma história com dois narradores, intercalada em primeira e terceira pessoa. Para quem gosta de jogos de PS4, há um jogo de 2016 muito bom baseado no livro. O jogador assume o papel de Poirot, e deve interpretar as pistas deixadas pelo assassino.

Compre livros e e-books de Agatha Christie

 

Punição para a inocência

Compre o livro / e-book

Punição para a Inocência também era um dos livros favoritos de Agatha Christia. É um caso do passado mas não um caso arquivado, onde se descobre que um filho que foi acusado e considerado culpado de matar a própria mãe é inocente. Isso cria uma situação nesta família ao ponto de um desconfiar do outro, porque no contexto da história, se não foi o filho a probabilidade é que o assassino tenha sido outra pessoa da família. O livro é de 1958 e já rendeu algumas adaptações, entre elas uma para o cinema em 1985 com a Faye Dunaway e o Donald Sutherland no elenco.

 

Morte no Nilo

Compre o livro / e-book

Um livro muito popular da autora, que será próxima adaptação para o cinema feita pelo diretor Kenneth Branagh. Morte no Nilo foi publicado em 1937, e recebeu excelentes críticas na época. Aqui temos o detetive Poirot de volta, numa trama sobre o assassinato desta jovem milionária, que acontece durante um cruzeiro no Rio Nilo. Só que ninguém menos do que Hercule Poirot está neste cruzeiro, então fica difícil o crime ficar sem solução. A dica de adaptação é a da série Agatha Christie’s Poirot, com o maravilhoso David Suchet.

 

Assassinato no Expresso do Oriente

Compre o livro / e-book

Assassinato no Expresso do Oriente é sobre o assassinato de um homem, que acontece dentro de uma cabine no luxuoso trem Expresso do Oriente. A viagem, ainda por cima, é interrompida por uma nevasca, fato que deixa todos os passageiros presos em um ponto do trajeto, imaginando quem seria o assassino entre eles. Uma história de 1934 com o detetive Poirot, certamente com um dos finais mais inesperados da literatura policial. O trem Expresso do Oriente ligava Paris a Istambul e começou a funcionar em 1883, uma linha muito luxuosa onde as cabines tinham água quente, papel de parede, lençóis de seda, aquecimento central. A primeira viagem de Agatha Christie neste trem aconteceu no final de 1928.

 

Um corpo na biblioteca

Compre o livro / e-book

Um corpo na biblioteca é este romance policial de 1942 com a observadora Miss Marple. Nesta história, um corpo aparece misteriosamente na biblioteca da amiga de Miss Marple, a Dolly Bantry. O corpo é de uma jovem mulher, completamente desconhecida pra todos, vestida de forma extravagante. As perguntas que surgem são: quem é essa pessoa? Quem a matou? Como ela foi parar no tapete da biblioteca dos Bantry, um lugar tão convencional? A polícia tenta resolver o caso, mas quem consegue mesmo é Miss Marple.

 

E não sobrou nenhum

Compre o livro / e-book

Muitos consideram este o melhor livro de Agatha Christie. E Não Sobrou Nenhum é uma história realmente muito bem imaginada, onde um grupo de oito pessoas é convidado para visitar a casa de um milionário, que fica em uma ilha na costa da Inglaterra. As pessoas que chegam lá não têm relação entre si, e são convidadas por diferentes motivos. Depois de acomodados na mansão, eis que acontece um assassinato. Para piorar a situação, as pessoas ficam presas na ilha e todo mundo fica com medo de ser o próximo a morrer, sendo que a grande pergunta é: quem é o assassino? Publicado em 1939, este livro vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo, o que o tornou o livro de mistério mais vendido da história. Realmente, se você gosta de romance policial leia este livro para ontem.

 

O misterioso caso de Styles

Compre o livro / e-book

O Misterioso Caso de Styles foi a estreia de Agatha e do detetive Poirot na literatura. O livro é de 1920, e ainda se mantém uma excelente leitura. Na trama, Poirot tenta descobrir quem matou esta milionária chamada Emily Inglethorp, uma das pessoas que ajuda o detetive a se estabelecer na Inglaterra depois que ele deixa a Bélgica como refugiado da 1ª Guerra Mundial. O livro foi escrito em 1916, enquanto acontecia a 1a Grange Guerra. Para criar Poirot, a autora se inspirou nos refugiados belgas que moravam em Torquay, a cidade dela.

 

Depois do funeral

Compre o livro / e-book

Depois do Funeral foi publicado em 1953, mais uma história estrelada pelo detetive Poirot. Aqui ele vai investigar o assassinato de uma mulher cujo irmão havia morrido poucos dias antes, de forma aparentemente natural. Na leitura do testamento do irmão, um homem muito rico, ela solta a seguinte frase: “Mas ele foi assassinado, não foi?”. 

 

O assassinato de Roger Ackroyd

Compre o livro / e-book

Não só o melhor romance policial de Agatha Christie, como facilmente o melhor da história. Uma investigação conduzida por Poirot, que responderá à pergunta do título: quem matou o milionário Roger Ackroyd, encontrado esfaqueado com uma adaga tunisiana no quarto da sua mansão? Uma curiosidade é que a ideia para essa história foi sugerida pelo cunhado de Agatha, uma revelação que consta na autobiografia dela. Ele foi publicado em 1926.

 

Confira o vídeo

Inscreva-se no canal

 

 DICA BÔNUS

Título: Agatha Christie: Uma biografia
Autora: Janet Morgan
Tradução: Patricia Azeredo
Páginas: 476
Editora: Bestseller
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Biografia autorizada da escritora que marcou a literatura policial e se tornou uma das autoras mais vendidas do mundo. Agatha Christie é dona de um legado que agrada o público e ultrapassa décadas. Conhecida popularmente como a Dama do Crime, as obras da autora já foram adaptadas para o cinema, a TV e o teatro. Além disso, foi elencada pelo Guinness World Records como a autora com mais livros vendidos no mundo, somando, ao todo, mais de quatro bilhões de cópias; A ratoeira, peça escrita por Agatha, estreou em 1952 e é famosa por ser a mais encenada na história do teatro, há mais de sessenta anos em cartaz; e seu famoso detetive Hercule Poirot foi o primeiro personagem fictício a entrar no obituário do New York Times. Em Agatha Christie: Uma biografia, a autora Janet Morgan traz detalhes dos bastidores da intensa vida pessoal da Dama do Crime: manipulação de venenos, desaparecimento, investigação por parte do serviço de espionagem britânico durante a Segunda Guerra Mundial, expedições arqueológicas, experiência com fotografia, e muito mais. Uma obra essencial para quem deseja conhecer melhor a espetacular autora de romances policiais e o gênio por trás do emblemático detetive belga, dono de um espesso bigode e cabeça de ovo, Hercule Poirot.

(Visited 1.182 times, 1 visits today)
Rolar para cima