Camilla Lackberg fala sobre série de sua autoria em festival noir

Compartilhe

 

Uma das convidadas do 30° Noir in Festival, que acontece este mês em Milão, a escritora sueca Camilla Lackberg comentou sobre suas influências na literatura e a série Lyckoviken, a qual assina a autoria.

 

“Eu me apaixonei pelas histórias de cidade pequena nos livros de Miss Marple, elas sempre foram minhas favoritas… eu adoro. Acho que crescer em uma cidade pequena e depois morar em Estocolmo por vinte anos me faz sentir de forma muito mais interessante essa pequena realidade, porque um aspecto muito importante é sempre: ‘o que os vizinhos vão pensar! É uma frase que ouvi durante toda a minha vida: é interessante usá-la para criar uma história de crime ou uma série dramática”.

 

Camilla, uma das romancistas policiais mais conhecidas da Suécia, escreveu uma série de livros que têm como cenário a pequena cidade de Fjällbacka. Ela se diz animada por poder criar histórias para a televisão também, participando tanto da criação quanto acompanhando a gravação dos episódios quando possível.

Na série, a policial Johanna Strand retorna à sua cidade natal, Hammarvik, para acompanhar o funeral de sua mãe. Ela espera ficar apenas algumas noites, mas o corpo de uma jovem é encontrado e ela decide permanecer mais tempo para descobrir o que aconteceu.

A autora também comentou sobre o protagonismo ser de uma mulher:

“Eu diria que certamente reflete a mudança na sociedade: as mulheres estão ganhando acesso a mundos que eram principalmente dominados por homens. Na Suécia, grande parte da força policial agora é composta por mulheres. Ainda existem mais homens do que mulheres mas, se você olhar o corpo todo, há quase 50% de mulheres. Então, eu acho bastante natural que agora haja mais policiais, detetives, personagens femininas em filmes de ação….”

 

Porém, ela ressalta que ainda há caminhos a trilhar:

“Sei que todos acreditam que na Suécia existe igualdade total entre os sexos, e é certamente um dos países onde há mais igualdade, mas estamos muito longe da verdadeira igualdade. Apenas 1% do capital de investimento na Suécia vai para mulheres, os 99% restantes vão para homens. Então, só esse número já diz que não temos paridade ”.

 

A série Lyckoviken é transmitida pelo streaming Viaplay, e já teve a segunda temporada confirmada mas ainda sem previsão de estreia.

* Encontre livros e e-books de Camilla Lackberg

 

Veja o trailer da 1ª temporada

 

DICA DE LEITURA

Título: Gritos do passado
Autora: Camilla Läckberg
Páginas: 369
Editora: D. Quixote
Compre o e-book

SINOPSE – Numa manhã de um Verão particularmente quente, um rapazinho brinca nas rochas em Fjällbacka – o pequeno porto turístico onde decorreu a acção de A Princesa de Gelo – quando se depara com o cadáver de uma mulher. A polícia confirma rapidamente que se tratou de um crime, mas o caso complica-se com a descoberta, no mesmo sítio de dois esqueletos. O inspector Patrick Hedström é encarregado da investigação naquele período estival em que o incidente poderia fazer fugir os turistas, mas, sem testemunhas, sem elementos determinantes, a polícia não pode fazer mais do que esperar os resultados das análises dos serviços especiais. Entretanto, Erica Falk, nas últimas semanas de gravidez, decide ajudar Patrick pesquisando informações na biblioteca local e novas revelações começam a dar forma ao quadro: os esqueletos são certamente de duas jovens desaparecidas há mais de vinte anos, Mona e Siv. Volta assim à ribalta a família Hult, cujo patriarca, Ephraim, magnetizava as multidões acompanhado dos dois filhos, os pequenos Gabriel e Johannes, dotados de poderes curativos. Depois dessa época, e de um estranho suicídio, a família dividiu-se em dois ramos que agora se odeiam. Ao mesmo tempo que Patrick reúne as peças do puzzle, sabe-se que Jenny, uma adolescente de férias num parque de campismo, desapareceu. A lista cresce….

(Visited 242 times, 1 visits today)

1 comentário em “Camilla Lackberg fala sobre série de sua autoria em festival noir”

  1. Pingback: Camilla Lackberg: Ainda a nova Agatha Christie? – A Casa Torta

Comentários encerrados.

Rolar para cima