Diários de Patricia Highsmith serão publicados em novembro

Compartilhe

 

Em 1951, Alfred Hitchcock adaptou Strangers on a Train, lançando o clássico Pacto Sinistro no cinema. Em 1955, ela escreveu o primeiro livro da série Ripley, pela qual ficaria popularmente conhecida e que renderia cinco livros e várias adaptações.

A escritora norte-americana Patricia Highsmith é hoje um dos nomes mais respeitados da literatura do século 20. Por isso, um lançamento em especial deve agradar fãs de seu trabalho nos próximos meses. “Patricia Highsmith: Her Diaries and Notebooks: 1941-1995” tem lançamento previsto para novembro de 2021, com organização da editora de Patricia, Anna von Planta.

O livro é um tijolão de 992 páginas e vai retratar uma jovem Patricia, desde seus vinte anos, até a morte em 1995, com 74 anos. Os diários foram encontrados entre os pertences de Highsmith após sua morte, incluindo um total de 8000 páginas espalhadas em 56 cadernos.

A editora Anna von Planta comentou sobre a impressão que teve das histórias encontradas nos diários:

O que mais me surpreendeu e comoveu ao mergulhar nos diários e cadernos foi descobrir a voz crua e desenfreada da jovem Pat: consciente de si mesma em seus primeiros cadernos, onde ela criou suas primeiras histórias; muitas vezes escrevendo compulsivamente em seus diários, que tratam de frequentes desgostos, escolhas difíceis, triunfos profissionais conquistados a duras penas e uma vida social em ritmo acelerado. Foi para testemunhar a dolorosa transformação de Patricia Highsmith.

O livro sai pela editora norte-americana Liveright Publishing Corporation. Por enquanto, não há previsão de tradução para o português.

LEIA TAMBÉM
Andrew Scott será Tom Ripley em adaptação de Patricia Highsmith
Patricia Highsmith foi mestre dos thrillers psicológicos
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial

 

Dica de vídeo: Ripley Subterrâneo

Inscreva-se no canal

 

DICA DE LEITURA

Título: O talentoso Ripley
Autora: Patricia Highsmith
Tradução: José Francisco Botelho
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Desde a publicação de O talentoso Ripley, em 1955, e as posteriores adaptações para o cinema, como a estrelada por Matt Damon, Jude Law e Gwyneth Paltrow, de 1999, Tom Ripley conquista fãs ao redor do mundo, sendo reconhecido como um dos maiores sociopatas da literatura. Neste primeiro volume da série de cinco livros que narra sua trajetória, ele tenta se estabelecer em Manhattan após fugir de seu lar mais do que disfuncional. Bom de lábia, exímio imitador e piadista, praticante de furtos e pequenos golpes, Tom vê sua sorte mudar ao receber uma proposta inusitada. Ele deve ir a uma aldeia na Itália e convencer Dickie Greenleaf, o filho de um rico industrial, a voltar para casa e assumir os negócios da família. O problema é que o vigarista é seduzido pelo estilo de vida refinado do playboy. A relação de amizade entre os dois se complica com a interferência de Marge, a típica boa menina americana, rica e apaixonada por Dickie. Não demora para o fascínio de Tom pela vida de Dickie assumir contornos de obsessão. Quando este percebe o perigo e tenta se afastar, já é tarde demais: Tom vê na rejeição a motivação que faltava para dar vazão aos seus desejos mais sombrios e rouba não só o dinheiro do amigo, mas também sua vida e personalidade. Com O talentoso Ripley, Patricia Highsmith faz a introdução sangrenta e repleta de adrenalina dos percalços desse jovem capaz de tudo para manter seu estilo de vida. Matar ou se reinventar em diversas personalidades não serão empecilhos.

(Visited 231 times, 1 visits today)
Rolar para cima