TOP 11 | Onze fotos polêmicas da literatura

Compartilhe

 

Brigas, flagrantes, trapaças. Confira abaixo as fotos mais inusitadas e polêmicas da literatura.

LEIA TAMBÉM
Você não vai acreditar no livro mais vendido de Edgar Allan Poe em vida
TOP 6 | Seis escritores que desapareceram misteriosamente
TOP 10 | Dez livros e manuscritos mais caros já vendidos em leilão

 

1. Gabriel Garcia Marquez com olho roxo

Em foto de 1976, o colombiano Gabriel Garcia Marquez estava em um cinema mexicano quando, de repente, foi abordado pelo então amigo Mario Vargas Llosa, que lhe deu um soco no olho. O motivo é até hoje controverso, já que os dois escritores jamais comentaram publicamente sobre o incidente, porém Garcia pediu para que um fotógrafo que estava no cinema registrasse o fato para ter uma prova do que aconteceu.

 

2. Heidegger com nazistas

Foto do filosofo alemão Martin Heidegger em ato de propaganda nazista, década de 1930.

 

3. James Ellroy preso

As prisões de James Ellroy aconteceram antes de ele ficar conhecido por bestsellers como Dália Negra e LA Confidencial. O autor foi preso algumas vezes por diferentes transgressões: dirigir embriagado, furtos, perturbação da ordem.

 

4. Hemingway caçando

Ernest Hemingway gostava de caçar e participar de safaris, e deixou vários registros como o da imagem acima. Na foto, o autor está ao lado de um leão que matou no Quênia, em fevereiro de 1934.

 

5. Fotos de Lewis Carroll

As fotos da menina Alice foram tiradas por Lewis Carroll, que ficou mundialmente conhecido pelo clássico Alice no País das Maravilhas. Ela era filha de um dos amigos de Carroll na Universidade Christ Church, e inspirou a personagem dos livros. O autor gostava de tirar fotos apenas de meninas, ás vezes até com poucas roupas, o que levou muita gente a associar suas “preferências” à pedofilia.  Mais sobre essa história vocês encontram aqui

 

6. Truman Capote e Marylin Monroe

Marilyn Monroe e o escritor Truman Capote são fotografados dançando de uma forma meio desajeitada na clássica boate El Morocco em Manhattan, Nova York. O lugar era frequentado principalmente pelo ricos e famosos da sociedade nova-iorquina. O ano é 1955.

 

7. Agatha Christie após ser encontrada

Um dos momentos mais famosos da vida de Agatha Christie certamente não agradava a autora. Isso porque, em 3 de dezembro de 1926, ela sumiu da face da Terra por dez dias, levando a família, fãs e a polícia a uma busca incessante por seu paradeiro. A foto acima foi a primeira registrada após sua descoberta, deixando um hotel de luxo na Inglaterra.

 

8. Dashielll Hammett testemunhando no Senado americano

Em 1953, o escritor Dashiell Hammett teve que se apresentar diante do Comitê de Investigação do Senado em Washington. O motivo foi por ter se recusado a dizer se era ou não simpatizante do comunismo. O comitê investigava a influência do Partido Comunista na indústria cinematográfica, e Hammett trabalhava como roteirista em Hollywood. Muitos atores, roteiristas e funcionários da indústria foram perseguidos e impedidos de trabalhar de trabalhar durante este período de Caça às Bruxas. Na foto, Hammett tira um cochilo para passar o tempo.

 

9. Stephen King e Drew Barrymore

A ocasião era a estreia de Chamas da Vingança (Firestarter), filme de 1984 com Drew Barrymore no papel principal. Stephen King se ajoelha para que a atriz, na época com 9 anos, acenda seu cigarro com um fósforo. O filme era uma adaptação do livro homônimo de King. Drew Barrymore fez sucesso muito cedo, e teve uma infância publicamente conturbada marcada pelo uso de álcool e drogas. Stephen King também se tornou dependente de drogas na década de 1980. Anos mais tarde ele revelou que não se lembra de ter escrito alguns de seus maiores sucessos literários, como o livro Cujo, publicado em setembro de 1981.

 

10. Conan Doyle com espíritos

O criador de Sherlock Holmes foi um gênio da literatura, mas na vida real se deixou levar por truques hoje considerados bobos. Um deles é o da fotografia acima tirada na década de 1920. O autor acreditava que sua imagem estava sendo registrada junto a do espírito de seu filho, Kingsley, morto em 1918. O que acontecia, na verdade, era um truque: o fotógrafo tirava uma foto em cima da outra em um mesmo cenário, criando efeitos como o da imagem acima.

 

11. Embranquecimento de Machado de Assis

Uma rara foto de Machado de Assis foi encontrada pelo pesquisador Felipe Rissato na revista Caras y Caretas, de janeiro de 1908. Com isso, um debate sobre o embranquecimento da imagem do autor voltou a ficar em evidência. Na foto da direita, os traços africanos de Machado ficam muito evidentes, coisa que não aconteceu nas fotos mais conhecidas do escritor, divulgados durantes os anos posteriores a sua morte. Mais informações sobre o caso aqui

 

(Visited 244 times, 1 visits today)
Rolar para cima