O Pálido Olho Azul traz uma investigação ambientada em 1830 com um detetive aposentado e com o cadete Edgar Allan Poe como assistente.
LEIA MAIS
TOP 10 | As melhores frases de Edgar Allan Poe
Você não vai acreditar no livro mais vendido de Poe em vida
No fim da vida, Poe implorou para vender seu trabalho
O livro é do escritor norte-americano Louis Bayard, e foi originalmente publicado em 2003. Ele voltou a ser comentado por causa da adaptação feita para a Netflix e lançada em janeiro de 2023, com Christian Bale, Harry Melling e Gillian Anderson no elenco.
Na trama, o ano é 1830 quando um crime bárbaro ocorre na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos: um cadete morre enforcado e, logo depois de encontrado o corpo, seu coração é roubado.
Para investigar o crime é contratado o detetive aposentado Augustus Lander (Christian Bale), que vive na região e é conhecido por seus feitos na polícia de Nova York. Em meio aos cadetes que vivem no local, Lander escolhe o jovem Edgar Allan Poe (Harry Melling) como assistente para auxiliar na investigação.
A história é conectada a simbolismos ligados à vida e obra de Poe, inclusive com citações a contos e poemas que marcaram sua carreira literária. Uma trama bem construída, que toma diferentes rumos e que surpreende até as últimas páginas.
Em entrevista, o autor revelou que o nome do protagonista foi inspirado no detetive Auguste Dupin, personagem considerado o avô da literatura policial, e que aparece em três contos de crime de Edgar Allan Poe. Landor também seria uma homenagem, dessa vez ao conto Landor´s Cottage, lançado em junho de 1849.
Confira o comentário completo sobre o livro (sem spoilers) no vídeo abaixo.
Encontre livros e e-books de Edgar Allan Poe
* Livro enviado ao site pela Editora Planeta
Título: O pálido olho azul
Autor: Louis Bayard
Tradução: Lea P. Zylberlicht
Páginas: 416
Editora: Planeta
Compre o livro/e-book
SINOPSE – 1830. Uma noite tranquila de outono. Um corpo balançando em uma corda. Quando o dia amanhece, o horror aumenta ainda mais. No meio da noite, alguém entrou na sala onde o cadáver estava e roubou o coração do jovem cadete. Augustus Landor, um detetive experiente e aposentado, é chamado para investigar o crime com discrição. Ele consegue recrutar um aliado surpreendente – um cadete temperamental, com gosto por bebida, autor de dois livros de poesia e um passado obscuro. O nome desse ajudante? Edgar Allan Poe. Juntos, os dois formam uma dupla improvável que irá trabalhar incansavelmente até descobrir quem é o responsável pelo crime chocante. Ao longo do caminho, Landor e seu companheiro irão se envolver em uma trama perigosa e inesperada, repleta de sociedades secretas, rituais sombrios e mais cadáveres. O pálido olho azul é um mistério de tirar o fôlego e que deixa o leitor preso até a última página.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…