O PÁLIDO OLHO AZUL | Uma investigação com o detetive Edgar Allan Poe

Compartilhe

 

O Pálido Olho Azul traz uma investigação ambientada em 1830 com um detetive aposentado e com o cadete Edgar Allan Poe como assistente.

LEIA MAIS
TOP 10 | As melhores frases de Edgar Allan Poe
Você não vai acreditar no livro mais vendido de Poe em vida
No fim da vida, Poe implorou para vender seu trabalho

O livro é do escritor norte-americano Louis Bayard, e foi originalmente publicado em 2003. Ele voltou a ser comentado por causa da adaptação feita para a Netflix e lançada em janeiro de 2023, com Christian Bale, Harry Melling e Gillian Anderson no elenco.

Na trama, o ano é 1830 quando um crime bárbaro ocorre na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos: um cadete morre enforcado e, logo depois de encontrado o corpo, seu coração é roubado.

Para investigar o crime é contratado o detetive aposentado Augustus Lander (Christian Bale), que vive na região e é conhecido por seus feitos na polícia de Nova York. Em meio aos cadetes que vivem no local, Lander escolhe o jovem Edgar Allan Poe (Harry Melling) como assistente para auxiliar na investigação.

A história é conectada a simbolismos ligados à vida e obra de Poe, inclusive com citações a contos e poemas que marcaram sua carreira literária. Uma trama bem construída, que toma diferentes rumos e que surpreende até as últimas páginas.

Em entrevista, o autor revelou que o nome do protagonista foi inspirado no detetive Auguste Dupin, personagem considerado o avô da literatura policial, e que aparece em três contos de crime de Edgar Allan Poe. Landor também seria uma homenagem, dessa vez ao conto Landor´s Cottage, lançado em junho de 1849.

Confira o comentário completo sobre o livro (sem spoilers) no vídeo abaixo.

Encontre livros e e-books de Edgar Allan Poe

* Livro enviado ao site pela Editora Planeta

 

Veja o comentário no canal

Inscreva-se no canal

 

SOBRE O LIVRO

Título: O pálido olho azul
Autor: Louis Bayard
Tradução: Lea P. Zylberlicht
Páginas: 416
Editora: Planeta
Compre o livro/e-book

SINOPSE – 1830. Uma noite tranquila de outono. Um corpo balançando em uma corda. Quando o dia amanhece, o horror aumenta ainda mais. No meio da noite, alguém entrou na sala onde o cadáver estava e roubou o coração do jovem cadete. Augustus Landor, um detetive experiente e aposentado, é chamado para investigar o crime com discrição. Ele consegue recrutar um aliado surpreendente – um cadete temperamental, com gosto por bebida, autor de dois livros de poesia e um passado obscuro. O nome desse ajudante? Edgar Allan Poe. Juntos, os dois formam uma dupla improvável que irá trabalhar incansavelmente até descobrir quem é o responsável pelo crime chocante. Ao longo do caminho, Landor e seu companheiro irão se envolver em uma trama perigosa e inesperada, repleta de sociedades secretas, rituais sombrios e mais cadáveres. O pálido olho azul é um mistério de tirar o fôlego e que deixa o leitor preso até a última página.

(Visited 855 times, 1 visits today)
Rolar para cima