O que é cozy mystery? Descubra 10 dicas de leitura

Compartilhe

 

Você já deve ter ouvido falar nele e provavelmente já leu também. Cozy mystery nada mais é do que o romance policial que traz um “mistério aconchegante” para o leitor.

LEIA MAIS
TOP 20 | Os melhores livros de suspense de todos os tempos
50 livros de suspense e mistério para crianças
COLEÇÃO VAGALUME | Todos os livros que encantaram gerações

É o tipo de trama leve, com pouca ou nenhuma descrição de violência e sexo, onde o foco está nas relações entre os personagens e em descobrir quem é o assassino da história.

O crime geralmente ocorre em uma pequena cidade com uma atmosfera encantadora, descrevendo um cenário pitoresco, personagens amigáveis e comida saborosa.

Livros deste estilo são projetados para serem leituras confortáveis e relaxantes, proporcionando ao leitor a sensação de fazer parte da comunidade e do mistério enquanto mergulham em um mundo confortável e familiar.

Um bom exemplo são os livros da série com Miss Marple, de Agatha Christie, com a querida detetive amadora que já é uma senhora idosa, moradora da cidadezinha de St. Mary Mead e que utiliza sua inteligência e capacidade de observação para resolver crimes.

Na tv, a clássica série Assassinato por Escrito (Murder, She Wrote) também é um exemplo de cozy mystery. A trama segue a escritora e detetive amadora Jessica Fletcher (vivida por Angela Lansbury) enquanto ela resolve crimes na pequena cidade de Cabot Cove, no Maine.

Confira neste post dicas de leitura para quem procura por mistérios aconchegantes para ler.

Encontre livros e e-books de suspense e mistério

 

1. Assassinato na Casa do Pastor

Compre o livro/e-book
Veja o vídeo no canal

SINOPSE – St. Mary Mead. Um pacato vilarejo onde há quinze anos năo ocorre um homicídio e onde as pessoas discutem a vida alheia tomando chá. Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. O mistério também intriga uma discreta moradora que gosta de jardinagem e de observar pássaros de binóculo, mas cujo principal hobby é o estudo do comportamento humano: Miss Marple. A estreia da sagaz velhinha, o aparecimento de personagens inusitados e a engenhosidade da trama fazem deste romance de 1930 um dos clássicos de Agatha Christie.

 

2. O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Compre o livro/e-book
Veja o vídeo no canal

SINOPSE – Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para ― segundo consta na agenda da sala de reunião ― discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado. Com todos os integrantes acima dos setenta anos, o Clube do Crime das Quintas-Feiras não é a equipe de detetives mais convencional em que se conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth… bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela. Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes ― além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores ―, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.

 

3. Natureza-morta

Compre o livro/e-book
Veja o vídeo no canal

SINOPSE – O experiente inspetor-chefe Armand Gamache e sua equipe de investigadores da Sûreté du Québec são chamados a uma cena do crime suspeita em Three Pines, um bucólico vilarejo ao sul de Montreal. Jane Neal, uma pacata professora de 76 anos, foi encontrada morta, atingida por uma flecha no bosque. Os moradores acreditam que a tragédia não passa de um infeliz acidente, já que é temporada de caça, mas Gamache pressente que há algo bem mais sombrio acontecendo. Ele só não imagina por que alguém iria querer matar uma senhora que era querida por todos. Porém, o inspetor-chefe sabe que o mal espreita por trás das belas casas e das cercas imaculadas e que, se observar bem de perto, a pequena comunidade começará a revelar seus segredos. Natureza-morta dá início à série policial de grande sucesso de Louise Penny, que conquistou leitores no mundo todo graças ao cativante retrato da cidadezinha, ao carisma de seus personagens e ao seu estilo perspicaz de escrita.

 

4. O clube filosófico dominical

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Depois do sucesso de Preciosa Ramotswe, “a primeira e única detetive de Botsuana”, a obra de Alexander McCall Smith ruma da África para a Europa. Com Isabel Dalhousie, editora da Revista de Ética Aplicada e presidente do Clube Filosófico Dominical, Smith desloca a ação de suas histórias policiais para Edimburgo, a requintada capital escocesa. Ao final de um concerto, Isabel presencia a queda do jovem executivo Mark Fraser das galerias do Usher Hall. Ele troca um rápido olhar com ela durante a queda e morre ao chocar-se contra o chão. Vivendo um misto de trauma e auto-imputação de dever moral para com Fraser, Isabel remói o caso certa de que não se tratara de suicídio, pois suicidas não mergulham de cabeça. A filósofa-editora sai a campo para investigar as relações do jovem e quem poderia ter interesse em matá-lo. Seu compromisso com a verdade e sua revelação não se restringe a decifrar os aspectos nebulosos que descobre acerca do mundo corporativo e do uso fraudulento de informações privilegiadas: estende-se também a desagradáveis constatações sobre o noivo de sua sobrinha Catherine.

 

5. Maisie Dobbs

Compre o livro/e-book
Veja o vídeo no canal

SINOPSE – Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos. Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge. O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma. Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década.

 

6. O jogo do assassino

Compre o livro/e-book

SINOPSE – As festas de sir Hubert Handerslay em sua casa de campo em Framptom já se tornaram famosas entre a alta sociedade britânica. E, para essa reunião, ele tem algo diferente planejado para entreter as visitas: o Jogo do Assassino. Mas, quando as luzes se acendem, a brincadeira se transforma em um pesadelo: o corpo de um dos convidados é encontrado morto. Agora, caberá a Roderick Alleyn, inspetor-chefe da Scotland Yard, desvendar o crime. E, no processo, ele precisará encarar uma coleção de álibis, um mordomo desaparecido e um quebra-cabeça de conspirações na busca pelo jogador mais importante: o responsável pelo golpe fatal.

 

7. A espiã da realeza

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Apesar de ser a 34ª na linha de sucessão ao trono inglês, lady Victoria Georgiana Charlotte Eugenie de Glen Garry e Rannoch – Georgie para os íntimos – está totalmente falida. Para continuar se mantendo, ela tem duas opções: se casar com um príncipe com cara de peixe ou se tornar acompanhante de uma tia idosa e reclusa. Georgie se recusa a aceitar qualquer um desses destinos deprimentes e decide ir sozinha para Londres em busca de emprego e liberdade. Mas antes que consiga qualquer uma dessas coisas, é convocada para um chá com a própria rainha, que a incumbe de espionar o príncipe de Gales e sua amante americana. Enquanto tenta se desdobrar para arranjar um trabalho remunerado e ao mesmo tempo bancar a detetive para Sua Majestade, Georgie chega em casa um dia e encontra, morto em sua banheira, o francês arrogante que estava reivindicando a posse da propriedade ancestral dos Glen Garry e Rannoch. Agora ela terá que usar seus dotes investigativos recém-descobertos para provar a inocência de sua família e limpar seu sobrenome. Para isso, contará com a ajuda de um avô de sangue nada azul, de uma antiga amiga de escola e de um irlandês bonitão de linhagem nobre porém tão pobretão quanto ela.

 

8. Mistério em Windsor

Compre o livro/e-book
Veja o vídeo no Instagram

SINOPSE – No dia seguinte a um evento oferecido pela rainha Elizabeth no castelo de Windsor, um de seus convidados é encontrado morto nos aposentos que ocupava. A cena leva a crer que o jovem russo se enforcou, mas um pequeno detalhe induz o MI5 a suspeitar de homicídio. Quando os agentes começam a interrogar os funcionários mais leais do castelo, Sua Majestade sabe que eles estão procurando no lugar errado. Desde sua juventude, a rainha tem vivido uma vida dupla incrível. Nos bastidores, ela vem usando seu enorme talento para desvendar crimes. Com a ajuda de Rozie Oshodi, uma funcionária de ascendência nigeriana recém-contratada para o cargo de assistente de seu secretário particular, ela dá início a uma investigação paralela. Enquanto a monarca continua tocando os compromissos reais com a desenvoltura de sempre, ninguém na Casa Real, no governo ou no público desconfia de que a determinada Elizabeth não hesitará em usar seu olhar aguçado, sua mente afiada e seu equilíbrio emocional para colocar esse assassino atrás das grades.

 

9. A camareira

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Molly Gray tem dificuldade com interações sociais. Aos 25 anos, a jovem muitas vezes entende errado as intenções das outras pessoas, e sua avó costumava interpretar o mundo para ela, criando regras simples segundo as quais a neta poderia viver. Desde que a avó morreu, nove meses atrás, Molly tem navegado sozinha pelas complexidades da vida. Sua única alegria é ainda poder se dedicar com prazer ao emprego e realizar um trabalho impecável. Camareira do sofisticado Hotel Regency Grand, tem um amor obsessivo por limpeza e organização, o que a torna a pessoa ideal para o cargo. Certo dia, ao entrar na suíte do infame e riquíssimo Charles Black, a vida organizada de Molly vira de cabeça para baixo: além de encontrar os cômodos em completa desordem, a jovem se depara com nada menos que o próprio Sr. Black morto na cama. Antes mesmo que entenda o que está acontecendo, no entanto, seu comportamento incomum levanta suspeitas da polícia, e a camareira, acostumada a passar despercebida, logo se vê presa em uma teia de mentiras e mal-entendidos que não faz ideia de como desfazer. Felizmente para Molly, amigos que ela nunca soube que tinha se unem em busca de pistas sobre o que realmente aconteceu com o Sr. Black. Mas eles serão capazes de encontrar o assassino antes que seja tarde demais?

 

10. Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Em Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido, Enola Holmes ― irmã do famoso detetive Sherlock Holmes ― descobre no dia de seu aniversário de catorze anos que sua mãe desapareceu. Por conta dessa descoberta, ela embarca em uma viagem a Londres em busca de pistas que indiquem o paradeiro da mãe. Mas nada poderia preparar Enola para o que a espera na cidade grande. Ao chegar, ela se vê envolvida no sequestro de um jovem marquês. E, no meio de toda a trama, ainda é obrigada a fugir de vilões assassinos e tentar se esquivar de seus astutos irmãos mais velhos ― tudo isso enquanto reúne pistas sobre o estranho desaparecimento de sua mãe. Porém, nessa busca por sua mãe, ela conta com aliado muito importante: um caderno de mensagens cifradas deixado pela mãe. Ele será seu companheiro em todas as aventuras e confusões em que a astuta Enola irá se meter.

(Visited 1.431 times, 1 visits today)
Rolar para cima