6 curiosidades sobre Arthur Conan Doyle

Compartilhe

 

Arthur Conan Doyle nasceu em 22 de maio de 1859, na Escócia. Popular até hoje, ele foi uma das maiores referências da literatura policial.

Confira seis curiosidades sobre o criador do detetive Sherlock Holmes.

 

1. Foi um dos primeiros motoristas na Grã-Bretanha

Arthur-Dennis-Adrian-car
Doyle teria comprado um carro sem nunca ter dirigido um antes. Em 1911, ele participou de uma corrida internacional organizada pelo Príncipe Henrique, da Prússia, competindo contra carros alemães.

 

2. Não foi condecorado pela obra de ficção
Conan-Doyle7

Ao contrário do que se imagina, ele não foi nomeado cavaleiro por ter criado Sherlock Holmes. Em 1902, o Rei Eduardo VII concedeu a Doyle o título de “Sir”. Mas foi por seu panfleto de não-ficção, “A Guerra na África do Sul: Causa e Conduta”, em que justificava o papel do Reino Unido na Guerra dos Bôeres.

 

3. Jogava cricket com JM Barrie, criador de Peter Pan

cricket

Eles também trabalharam juntos em uma ópera cômica, Jane Annie. Dizem que Barrie implorou ao amigo para que revisasse e terminasse a ópera por ele.

 

4. Pode ter dado pitacos em “Drácula” e “A Ilha do Tesouro”

Writer ARTHUR CONAN DOYLE

Tudo porque Doyle também era colega de Bram Stoker e Robert Louis Stevenson, na Universidade de Edimburgo.

 

5. Ajudou a popularizar o esqui

ConanDoyle_1

Doyle não era fã só de críquete e futebol. Ele também adorava esquiar, tanto que ajudou a popularizar o esporte. Depois de uma mudança para Davos, na Suíça, em 1893, ele dominou o básico da técnica e passou a esquiar regularmente com a ajuda dos irmãos Brangger, dois moradores locais. Eles foram os primeiros a cruzar a rota de 19 km de Maienfelder Furka, que separava Davos da cidade vizinha, Arosa. Doyle também foi o primeiro inglês a documentar a emoção de esquiar: “Você se deixa levar!”, ele disse. “Naquele ar glorioso, é uma experiência deliciosa”. O escritor previu acertadamente que, no futuro, centenas de ingleses “migrariam” para a Suíça na temporada de esqui.

 

6. Fazia aniversário no mesmo dia de Wagner

bigodinho

Assim como o compositor Richard Wagner, Doyle também compartilha seu aniversário (22 de Maio) com o ator Laurence Olivier, o cantor Morrissey, a modelo Naomi Campbell e o tenista Novak Djokovic.

 

[Imagens: Photographers Direct, Telegraph, Paul Grover]

 

(Visited 927 times, 2 visits today)

3 comentários em “6 curiosidades sobre Arthur Conan Doyle”

  1. Pingback: {news} Eu li notícias literárias da semana |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima