agatha christie

10 romances policiais que viraram filme e uma curiosidade


A literatura policial é um gênero literário rico em narrativas de suspense, recheado de personagens marcantes, histórias dinâmicas e desfechos inteligentes. Por isso, não é surpresa que vários romances policiais tenham de fato migrado das prateleiras para as telas de cinema. De detetives clássicos da literatura a investigadores modernos nem tão profissionais, esses personagens da ficção continuam atraindo a atenção de multidões.

Confira 10 romances policiais adaptados com sucesso para o cinema e uma curiosidade sobre cada um deles.
x

1. O FALCÃO MALTÊS (Dashiell Hammett)
maltes1

A versão de 1941 é a mais famosa adaptação desse clássico noir de Dashiell Hammett, que em português também ganhou o nome de “Relíquia Macabra”. Dirigido por John Houston, com Humphrey Bogart como o detetive Spade, Mary Astor e o eterno vilão Peter Lorre.

CURIOSIDADE – Humphrey Bogart usou roupas pessoais para compor o guarda-roupa de Sam Spade. Essa era uma prática relativamente comum nos estúdios Warner Brothers naquela época, uma alternativa esperta para economizar custos de produção.
x

2. A NOITE DA ENCRUZILHADA (Georges Simenon)carrefour

“La Nuit du Carrefour”, produção francesa dirigida por Jean Renoir, em 1932. O cineasta Jean-Luc Godard considera este “o filme mais misterioso de Renoir”. Com Pierre Renoir como o comissário Maigret.

CURIOSIDADE – Jean e Pierre Renoir eram filhos do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir. O filho de Georges Simenon, John, revelou em um evento que seu pai considerava a interpretação de Pierre Renoir uma de suas favoritas.
x

3. ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE (Agatha Christie)orient

Filme britânico de 1974, a história é uma das mais celebradas da Rainha do Crime. O livro foi escrito em Istambul, Turquia, e dedicado ao segundo marido dela, o arqueólogo Max Mallowan. Já o filme foi dirigido por Sidney Lumet, e contou com um elenco estelar: Albert Finney (como o detetive Hercule Poirot), Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Anthony Perkins, Jacqueline Bisset, Sean Connery e Vanessa Redgrave.

CURIOSIDADE – Aos 84 anos, Agatha Christie atendeu à estreia deste filme em novembro de 1974. Foi a única adaptação para o cinema que ela ficou plenamente satisfeita, principalmente com a atuação de Albert Finney (embora não tenha se impressionado com seu bigode). Foi também uma de suas últimas aparições públicas: a escritora morreu 14 meses depois, em 12 janeiro de 1976.
x

4. SERPENTE (Rex Stout)
meet_nero

Sob o título de “Meet Nero Wolfe”, esta é a primeira aventura do detetive obeso e de seu parceiro Archie Goodwin, originalmente intitulada Fer-de-Lance. O filme é em preto e branco e foi lançado em 1936, nos Estados Unidos. Com Edward Arnold como Wolfe e Lionel Stander como Archie.

CURIOSIDADE – Rita Hayworth fez uma pequena participação neste filme, interpretando a personagem Maria Maringola. Ela ainda não era uma atriz conhecida.
x

5. O CÃO DOS BASKERVILLE (Arthur Conan Doyle)baskerville2

Uma das adaptações deste livro foi a de 1939, que deu inicio à clássica parceria entre Basil Rathbone (Sherlock Holmes) e Nigel Bruce (Doutor Watson). A dupla fez outros 13 filmes da série Sherlock.

CURIOSIDADE – No romance original e em todas as versões posteriores, o nome do mordomo é Barrymore. Neste filme ele teve que ser alterado para Barryman, pois a famosa família Barrymore (John, Lionel, Ethel) ainda era muito atuante no meio artístico, e ninguém quis criar problema com a realeza hollywoodiana.
x

6. OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (Stieg Larsson)
tatoo2

Filme de 2009, o primeiro da trilogia de imenso sucesso escrita pelo sueco Stieg Larsson. Essa é a versão sueca, que teve no elenco principal Michael Nyqvist, Lena Endre e Noomi Rapace como a instigante Lisbeth Salander.

CURIOSIDADE – A atriz sueca Nina Norén, que interpreta a mãe da personagem Lisbeth Salander no filme (Noomi Rapace), é mãe de Noomi também na vida real.
x

7. BELLINI E A ESFINGE (Tony Bellotto)bellini2

O filme traz Fabio Assunção como o detetive Remo Bellini, na primeira história da série criada por Tony Bellotto. Lançado em 2001, com Malu Mader e Eliana Gutman no elenco.

CURIOSIDADE – O diretor Roberto Santucci Filho iniciou a carreira no cinema como assistente de montagem no filme “Lendas da Paixão”.
x

8. À BEIRA DO ABISMO (Raymond Chandler)abismo

“The Big Sleep” em inglês, outro clássico com outro detetive durão, dessa vez Philip Marlowe. Mais um papel marcado pelo carismático Humphrey Bogart como protagonista, que dividiu crédito nas telas com as belíssimas Martha Vickers e Lauren Bacall (Bogart e Bacall se casaram apenas três meses depois de terminarem as filmagens). Direção de Howards Hawks, em 1946.

CURIOSIDADE: O escritor William Faulkner foi um dos roteiristas de “À Beira do Abismo”. Ele se mudou para Hollywood para trabalhar no filme, mas não gostou de escrever no ambiente do set. Então ele perguntou ao diretor se poderia trabalhar “em casa”. Hawks concordou, supondo que Faulkner quis dizer que trabalharia de seu apartamento, em Hollywood. Em vez disso, Faulkner voltou para sua casa em Oxford, Mississippi, deixando Hawks irritadinho.
x

9. A NOIVA ESTAVA DE PRETO (Cornell Woolrich)noiva

Em 1968, esse romance policial de Cornell Woolrich foi adaptado para o cinema pelo cineasta François Truffaut. No elenco, Jeanne Moreau, Michel Bouquet e Jean-Claude Brialy.

CURIOSIDADE – O filme foi uma homenagem de Truffaut a Alfred Hitchcock. Foi gravado logo após o cineasta francês ter lançado um livro de entrevistas com o reverenciado mestre do suspense. Ele escolheu a obra de Cornell Woolrich por ser o mesmo autor de “Janela Indiscreta”.
x

10. O XANGÔ DE BAKER STREET (Jô Soares)
xango3

Em 2001, o romance policial em que Jô Soares insere Sherlock Holmes no ambiente brasileiro do século 19 foi adaptado para o cinema. Com Joaquim de Almeida, Anthony O’Donnell, Maria de Medeiros, Marco Nanini e Claudia Abreu.

CURIOSIDADE – O guarda-roupa do filme teve 870 roupas completas e 30 perucas, que foram alugadas em uma loja de Londres e transportadas para o Rio de Janeiro. Além disso, foram utilizados inúmeros pares de barbas e bigodes.

(Imagens: divulgação, Sunset Boulevard/Corbis)
 
ana2
Anúncios

4 respostas »

  1. Adoro filme noar.
    Tenho um aqui pra assistir que se encaixaria perfeitamente nessa lista: Testemunha de acusação. Inspirado no livro da Agatha e o único do qual ela gostava.
    Morro de vontade de assistir algum dos do Sidney Sheldon, mas ainda não tive oportunidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei a lista! Queria aproveitar e deixar duas curiosidades sobre Noomi Rapace: ela foi casada com o ator Ola Rapace, que interpretou o policial Stefan Lindman na versão sueca da série Wallander, adaptação do livro homônimo de Henning Mankel, excelente escritor policial. Noomi também trabalhou em outra adaptação de romance policial, Sherlock Holmes Game of Shadows, onde fez o papel de Madam Simza Heron. Ou seja, ela é de casa!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s