Escandinavos

TOP 8 | Oito curiosidades sobre Stieg Larsson

Compartilhe

 

Nascido em 15 de agosto de 1954, o sueco Stieg Larsson foi o criador da série literária Millennium. Os livros ficaram conhecidos apenas após a sua morte, por isso pouca gente sabe que o autor foi um importante ativista dos direitos humanos.

LEIA TAMBÉM
Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson
HBO MAX | 20 filmes e séries de suspense e mistério para assistir
PARTE 2 | 10 dicas de romances policiais nórdicos para conhecer

Larsson provocava a fúria de extremistas e neonazistas com as denúncias que fazia através de artigos publicados na revista Expo e em outros canais.

Confira no artigo a seguir oito curiosidades sobre a vida e obra de Stieg Larsson.

 

1. Nasceu em uma cidade minúscula

A cidade de nascença do autor chama-se “Skelleftehamn”, e conta com pouco mais de 3000 habitantes. Foi construída em torno de um porto e fica no norte da Suécia, região onde faz muito frio.

 

2. Conheceu a esposa em uma manifestação

Logo após fazer 18 anos, ele conheceu Eva Gabrielsson em uma manifestação contra a Guerra do Vietnã. Os dois descobriram que apoiavam as mesmas causas e tinham modos muito parecidos de enxergar a vida. Eles ficaram juntos por 32 anos, até a morte de Stieg.

 

3. Tinha péssimos hábitos alimentares

Stieg Larsson tinha hábitos alimentares que certamente contribuíram para prejudicar sua saúde. Seus alimentos favoritos eram geralmente pizzas frias, sanduíches de fast food e litros de café.

 

4. Ele se inspirou em uma personagem infantil para criar Lisbeth


Para criar a heroína Lisbeth Salander, o autor se inspirou em Pippi Meialonga, a menina de nove anos muito forte e esperta que não tem família e enfrenta todos os perigos do mundo sozinha. Pippi é um ícone dos livros infanto-juvenis e foi criada por Astrid Lindgren.

 

5. Publicou outro livro além da série Millennium

“Extremhögern” (ou A Extrema Direita, em tradução livre) foi lançado em 1990 em co-autoria com a jornalista sueca Anna-Lena Lodenius. O livro trata, como o próprio nome diz, do extremismo da direita na Suécia e também faz referência ao SAP, o serviço secreto sueco tão criticado por Larsson na série Millennium.

 

6. Morreu sob a suspeita de envenenamento

Em novembro de 2004, meses antes de lançar o primeiro livro da série Millennium, Stieg Larsson sofreu um ataque cardíaco fulminante. Depois de subir sete andares de escada até a revista Expo, onde trabalhava, ele se sentiu mal e não resistiu. Tinha apenas 50 anos. No começo, especulou-se que poderia ter sido um assassinato, já que Larsson tinha recebido ameaças de morte de extremistas. Depois confirmou-se que ele teve um problema cardíaco por causa dos hábitos alimentares ruins e por fumar três carteiras de cigarro por dia.

 

7. Tinha dois filmes favoritos


Um era “Psicose”, clássico de Alfred Hitchcock. O outro era “Guerra nas Estrelas”, filme que deu origem à série de ficção científica mais famosa do cinema.

 

8. A série vendeu quase 100 milhões de cópias


Quando criança, Larsson amava astronomia e sonhava em escrever um livro de ficção científica. Ele acabou não realizando esse sonho, mas marcou a literatura com os três livros que escreveu: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar. Eles venderam impressionantes 100 milhões de cópias no mundo.

 

View Comments

  • Amei! Adoro esse autor, o quarto livro é excelente, mas sem dúvida a cereja do bolo são os três primeiros. Que livros!
    Obrigada pelo ótimo texto!
    Abçs

Recent Posts

SUÉTER | 25 mais vendidos na Shein; ganhe desconto de afiliada

  * Atualizado em 21/04/2024  Ganhe R$10 de desconto nas compras Shein Usando o código…

6 dias ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em abril

  Confira as dicas de lançamentos para abril no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

4 semanas ago

SEMANA DO CONSUMIDOR | 20 ofertas de suspense e mistério

  A Semana do Consumidor vai de 11 a 18 de março na Amazon, com…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em março

  Confira as dicas de lançamentos para março no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

2 meses ago

A Fúria é o terceiro thriller psicológico do autor de A Paciente Silenciosa

  Uma atriz famosa convida amigos para passar alguns dias em sua ilha paradisíaca na…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em fevereiro

  Confira as dicas de lançamentos para fevereiro no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

3 meses ago