A volta de Sherlock em “A Noiva Abominável” (sem spoilers)

Compartilhe

Por Ana Paula Laux – Depois de meses de espera, o episódio especial de Sherlock BBC foi exibido na TV e bateu a casa dos 8,4 milhões de telespectadores só na Inglaterra. “A Noiva Abominável” matou a saudade dos fãs da série. A história acontece em 1895 e trata de um caso intrigante para o já estabelecido detetive Holmes: descobrir como uma noiva que se suicida na frente de várias pessoas e volta dos mortos dias depois, para assombrar desafetos pelas ruas de Londres.

 

“Todos temos um passado, Watson. Fantasmas.
Eles são as sombras que definem nossos dias ensolarados.”

 

Sobrenatural? Lógico? Assustador? Tudo e mais um pouco. O roteiro plantou dúvidas que foram sendo respondidas em noventa minutos, mas a quantidade de surpresas pelo caminho é considerável e é preciso não se apegar às aparentes incoerências. Recursos temporais e participações inesperadas foram usados para dinamizar a trama, enganando o público a cada segundo e plantando correlações desconcertantes e confusas. Mesmo assim, a viagem de Holmes e Watson para o ambiente natural dos livros de Doyle, a era vitoriana, é um presente para os fãs das histórias clássicas e um atestado de superação pessoal para os criadores da série.

 

noiva2

 

Benedict Cumberbatch está impecável no papel principal, bem como Martin Freeman como um Watson que aguenta as grosserias do amigo impaciente, porém genial. Freeman oferece também os momentos mais cômicos, já que seu personagem é naturalmente confuso, medroso e desajeitado diante de situações casuais. Os ambientes sombrios da Londres vitoriana predominam nas cenas do passado, como nas roupas escuras, casacos em curva, espartilhos, gravatas, rendas, cartolas e carruagens. Algumas dúvidas foram respondidas durante este episódio, outras devem ser esclarecidas apenas quando a 4ª temporada estrear. 

 

 

“A Noiva Abominável” é um dos melhores episódios já feitos. Para os fãs mais clássicos, por se desenrolar na era tão particular dos contos oficiais, e para a maioria pelo carrossel de emoções e surpresas que a história proporciona, mesclando o lado moderno do detetive ao seu charme pra lá de centenário. 

(Visited 147 times, 1 visits today)

12 comentários em “A volta de Sherlock em “A Noiva Abominável” (sem spoilers)”

  1. Olá amigos do Literatura Policial

    Bem o que dizer de Sherlock Holmes? Fantástico. Corrigi um erro gravíssimo e neste final de semana pude corrigi-lo a tempo.Acompanhava apenas a série Elementary e pensava que era a melhor série sobre Sherlock Holmes. Estava completamente enganado. Não me pergunte o motivo de não ter assistido a série Britânica, pois acredito que a única pessoa capaz de decifrar esse mistério seja Sherlock Holmes. Estou ansioso para assistir a próxima temporada, não consegui assisti-la a tempo nos meios divulgados. Acredito que será um dos melhores episódios, afinal, o cuidado com o roteiro e as peculiaridades da obra é visível nos episódios anteriores e tenho certeza que não vou me arrepender. O episódio permeado pela época Vitoriana é um prato cheio para qualquer fã de Sherlock Holmes e a ansiedade aumenta cada vez mais para assistir esse episódio. Parabéns por nos proporcionar tantos textos excelentes sobre um dos maiores detetives do mundo.

    Abraços

    Wilson Brancaglioni
    http://www.estantedowilson.com.br/

  2. Oi Ana!
    Que episódio sensacional foi esse? Também considero um dos melhores da série. Achei incrível essa releitura mais fiel dos contos mesclada à moderna que a série vem feito.
    Sobre Benedict e Freeman (e Andrew Scott), nem tem o que dizer. Todos fantásticos!
    Que venha (logo!) a quarta temporada.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    1. Pois é, Mari! Foi tanta novidade que eu tive que me conter nos spoleirs, deu vontade de escrever sobre tudinho que aconteceu rsrs… Agora na boa, 1 ano pra 4ª temporada é tempo demais né!!
      Beijos! 😀

  3. Horrível!!! O pior episódio que eu já vi. E olha que eu já vi (e li) praticamente tudo o que existe sobre SH. Nem vou me alongar aqui para não avacalhar com quem ainda não assistiu. Verdade que manteve as referências aos clàssicos. A expectativa é que esculhamba com tudo.

    1. É difícil comentar sem entrar nos spoilers, mas eu curti bastante! Gostei das referências, das aparições surpresa, da excelente fotografia e ambientação… mais do que alguns aspectos que não me agradaram tanto (que têm a ver mais com o roteiro mesmo e a abordagem histórica no final). Ajudou a matar um pouco da saudade e agora o jeito esperar pela próxima temporada!

  4. Sherlock simplesmente demais nesse novo filme !!!!! adoro sou mt fã e a série tbm é mt boa eu adoro o raciocínio aguçado que ele tem em cada aso…sou simplesmente apaixonada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima