O ESCARAVELHO DE OURO – Edgar Allan Poe deixou este planeta há 167 anos, mas suas histórias serão cultuadas para sempre. Prova disso é o lançamento da editora Arte & Letras deste mês, nada mais do que uma edição especial do clássico O Escaravelho de Ouro. Um dos contos mais conhecidos de Poe, ele foi originalmente publicado no jornal Philadelphia Dollar Newspaper, em 1843.
Na trama, a descoberta de um novo tipo de escaravelho por William Legrand é o início de uma caçada a um tesouro deixado por piratas na costa da Carolina do Sul. A principal pista é uma mensagem criptografada em um velho pergaminho. Usando a lógica, Legrand decifra a mensagem e segue as pistas com a ajuda de seu criado Júpiter e de um amigo.
O conto mostra uma das grandes paixões de Poe, que chegou a colocar um anúncio em um jornal para que as pessoas enviassem mensagens criptografadas para ele decifrar. E foi pensando na paixão de Poe que a editora Arte & Letra decidiu acrescentar um desafio a esta edição de O Escaravelho de Ouro:
ao final do livro se encontra a tradução de Fernando Pessoa do poema O Corvo criptografada. Para poder ler o poema de Poe, é preciso usar o mesmo mecanismo que Legrand usou para decifrar a mensagem do conto.
x
A capa também está codificada e o nome do autor e do conto só são possíveis de ver quando o livro é inclinado contra a luz. Com 96 páginas e tradução de César Alcazar, a edição especial está saindo pela Editora Arte & Letra.
Para mais informações sobre a pré-venda, acesse o site da editora
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.