luciana da cunha

Top 5 | Adaptações imperdíveis de Stephen King


Adaptar livros e contos de Stephen King para o cinema não é novidade para ninguém. Já são mais de 50 títulos adaptados para a telona, além daqueles que viraram séries. Atualmente, são pelo menos três produções que estão no forno: a badalada saga A Torre Negra, o clássico A Coisa e o angustiante Jogo Perigoso.

Lógico que nem sempre a transposição para a tela dá certo (nem pro King e nem pra ninguém), mas eu estou aqui pra falar daquelas que valem muito a pena assistir. Alguns filmes já são tão icônicos que algumas pessoas até se esquecem que saíram de uma obra do King. Mas a gente não! Corro o risco de deixar algum preferido de alguém de fora, afinal são muitos títulos, mas estes aqui são os que eu considero mais imperdíveis:

x

5. Carrie, a estranha (1976)

(Foto: United Artists)

Não estamos falando apenas da primeira adaptação de um livro do Stephen King, e sim, do primeiro livro dele! Sim, desde o seu livro de estreia o autor já tem esta relação com o cinema. O filme foi dirigido por ninguém menos que Brian De Palma e rendeu duas indicações ao Oscar naquele ano, além de cenas que ficaram no imaginário de qualquer cinéfilo, como o da primeira menstruação de Carrie e do banho de sangue no baile de formatura. Ajudou a projetar atores como Sissy Spacek e John Travolta. Nada mal pra estreia do King, não é mesmo?

x

4. Louca obsessão (1990)

(Foto: Metro Goldwyn Mayer Studios Inc.)

Se Carrie focava mais no sobrenatural e no terror, este aqui é um prato cheio pro suspense psicológico. A história é focada no autor Paul Sheldon (James Caan) que se vê “resgatado” pela sua fã Annie (Kathy Bates) quando sofre um acidente em uma nevasca. O cuidado que ele recebe acaba se tornando em pesadelo e a atuação de Kathy Bates é tão perturbadora que rendeu um Oscar para a atriz. Segundo King, a história é uma metáfora para a luta do autor contra o abuso de drogas.

x

3. À espera de um milagre (1999)

(Foto: 1999 – Warner Brothers)

Este aqui é pra nos lembrar que a obra do King não se resume a terror e suspense. Este drama fantasioso se passa no corredor da morte sob os olhos do guarda Paul Edgecomb (Tom Hanks). Aqui o público é tocado pela sensibilidade do personagem John Coffey (Michael Clarke Duncan), falsamente condenado e com poderes sobrenaturais que ninguém consegue compreender direito. É daqueles filmes pra separar a caixinha de lenços.

x

2. O iluminado (1980)

(Foto: Warner Bros. Entertainment Inc.)

Que se plante a treta! Este aqui é uma escolha controversa, já que o diretor Stanley Kubrick mudou bastante coisa na história e acabou ganhando a antipatia do próprio Stephen King. O motivo pra eu colocar este filme na lista é que O iluminado é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, com ou sem a aprovação do King. Li o livro, vi o filme e gosto dos dois de formas distintas. Acho que o Kubrick conseguiu criar um clima tão perturbador quanto o original e a performance do Jack Nicholson no papel principal está entre as mais icônicas do cinema. Há até uma teoria da conspiração de que Kubrick usou o filme para deixar sinais de que ele dirigiu falsas imagens da chegada do homem à lua. Pra quem curte este tipo de questionamento, vale assistir O labirinto de Kubrick, de 2012.

x

1. Um sonho de liberdade (1994)

(Foto: 1994 Castle Rock Entertainment)

Lógico que o queridinho do IMDb não poderia ficar de fora! Desde que o site de dados de filmes foi lançado o filme está sempre entre os preferidos (enquanto eu escrevo este texto ele está em primeiro lugar, empatado com O poderoso chefão). A história de esperança e amizade dos detentos Andy Dufresne (Tim Robbins) e Red (Morgan Freeman) não chamou muita atenção nas bilheterias na época, mas conseguiu sete indicações ao Oscar e virou sucesso nas locadoras de vídeo (pros mais jovens, eram lugares mágicos onde a gente alugava fitas de filmes e devolvia rebobinadas pra não pagar multa). A história é baseada em um conto de KIing e ele próprio já afirmou ser a adaptação preferida de uma de suas obras.

x

Sentiu falta de algum? Deixa aí nos comentários a sua adaptação preferida de Stephen King 🙂

Anúncios

4 replies »

  1. Ótimas escolhas! Eu incluiria também Conta Comigo, O Aprendiz (não tenho certeza se é esse o nome, mas é aquele dirigido pelo Bryan Singer, sobre o idoso nazista) e O Nevoeiro. Podem não estar num Top 5, mas são filmes bem decentes.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s