7 referências a Stephen King na 2ª temporada de Stranger Things (com spoilers)

Compartilhe

Uma das continuações mais esperadas na Netflix, a segunda temporada de Strangers Things estreou dia 27 de outubro no serviço de streaming. No Brasil, a série faz um imenso sucesso lembrando sucessos dos anos 80! Embora haja referências a clássicos como ET e Guerra nas Estrelas, vamos nos concentrar neste post naquelas citações que lembram o universo de Stephen King. Você conseguiu identificar todas elas?

 

1. CUJO VIVE

Um dos bichos mais assustadores dessa temporada é o chamado “demo-cão”, um filhotinho de Demogorgon que ganha a atenção especial de Dustin. Apelidado de “Dart”, a criatura cresce ao ponto de tornar-se uma predadora e estraçalhar o gato da família. Outros demo-cães aparecem no decorrer dos episódios, matando raivosamente vários funcionários do laboratório de Hawkins. Não tem como não lembrar de um certo cão raivoso criado por Stephen King, presente em um livro publicado em 1981. Cujo é o seu nome, o São Bernardo mais temido de Castle Rock.

 

2. PENNYWISE, UM VELHO CONHECIDO

Bob Newby, o namorado nerd de Joyce interpretado pelo ator de Goonies, Sean Astin, faz uma clara referência a Pennywise enquanto conversa com Will sobre como enfrentar os desafios da vida. Ele diz que, quando era criança, teve que superar os próprios medos quando alguém chamado Sr. Baldo, um palhaço assustador, lhe visitava todas as noites em seus sonhos perguntando “se ele queria um balão”. Don’t you want a ballon?

 

3. DE VOLTA AO MAINE

Em um dado momento, Bob faz outro comentário que lembra o universo “kinguiano”. Ele sugere que, caso as coisas não entrem nos eixos em Hawkins, todos deveriam desistir da cidade e se mudar para um lugar mais normal, algum lugar no Maine, por exemplo. Além de ser o estado de Stephen King, o Maine é onde são ambientadas a maioria das histórias do mestre do terror.

 

4. A CENA DO TREM EM CONTA COMIGO

Lançado em 1986, o filme Conta Comigo marcou a vida de muita gente, provando que a amizade é um dos elos mais fortes que podemos desenvolver na vida. Ele é baseado no conto “O Corpo”, de Stephen King, que aparece no livro Quatro Estações. Uma das cenas mais clássicas do filme foi reproduzida novamente na segunda temporada, com Dustin e Steve caminhando pelos trilhos da ferrovia enquanto planejam como acabar com o demo-cão fujão, que está solto pelas ruas de Hawkins.

 

5. VALENTÃO COMO HENRY BOWERS

Billy, o irmão da ruivinha “Mad Max”, é um adolescente problemático que apela para a agressão sempre que a oportunidade permite. Agredido igualmente pelo próprio pai, sua postura lembra a de Henry Bowers, o adolescente agressivo que aparece no livro It: A Coisa infernizando a vida das crianças do Clube dos Perdedores.

 

6. O NEVOEIRO NO FERRO VELHO

Quando o grupo de Steve, Dustin, Mad Max e Lucas está esperando pelo demo-cão num ônibus enferrujado no ferro-velho da cidade, a noite chega acompanhada de um nevoeiro que invade todos os cantos do lugar. Lembra alguma história em especial? O Nevoeiro é um conto de Stephen King que se passa na cidade de Brighton, obviamente no Maine. Os habitantes do local vêem-se encurralados por uma névoa misteriosa, seguida da aparição de monstros por todas as partes e mortes horripilantes.

 

7. A INCENDIÁRIA

No último episódio, Eleven (é Eleven, e não Onze!!!) é a peça chave para fechar o portal do Mundo Invertido e deter o avanço dos monstros em Hawkins. A cena lembra outro filme adaptado de um clássico de King, de A Incendiária, com Drew Barrymore ainda criança incendiando tudo e todos apenas com o poder da mente.

 

(Visited 348 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima