agatha christie

10 lugares que qualquer fã de Agatha Christie precisa conhecer


Via Mirror/Caroline Frost – Agatha Christie morreu há mais de 40 anos, mas seus romances policiais permanecem populares e irresistíveis. Seus livros alcançaram a marca de dois bilhões de cópias vendidas desde quando ela foi publicada pela primeira vez em 1920, e continuam vendendo milhões anualmente, com histórias traduzidas para mais de 100 idiomas.

O detetive Hercule Poirot, um de seus personagens mais duradouros, está voltando às telas de cinema em Assassinato no Expresso do Oriente, filme com direção e protagonismo de Kenneth Branagh que já estreou na Inglaterra e que chega ao Brasil no dia 30 de novembro.

Compre o livro ANTES de ver o filme!


Embora muitas histórias de Agatha Christie tenham sido ambientadas em locais exóticos, suas raízes estão mesmo fincadas na Riviera Inglesa de Devon, e uma viagem para a cidade de Torquay, onde ela nasceu e morou, é uma obrigação para qualquer fã da autora.

Diante disso, confira 10 pontos turísticos obrigatórios para quem vai visitar o “condado” de Christie.

x

1. Onde tudo começou


Tom Jolliffe [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)%5D, via Wikimedia Commons

Verdadeiros devotos de Santa Christie podem começar sua peregrinação com uma viagem ao local do nascimento dela (em 1890) em ‘Ashfield’, Barton Road, que fica a uma caminhada de 30 minutos a pé da orla marítima de Torquay. Nascida Agatha Miller, sua casa de infância não está mais lá, porém há uma placa azul marcando o local.

 

2. Torquay Town Hall


(Imagens: Photolibrary RM/BBC)

Durante a Primeira Guerra Mundial, o local foi um hospital militar onde a jovem Agatha trabalhou como enfermeira e, significativamente, tinha a chave do armário de medicamentos. Fãs de Christie saberão com que frequência pílulas e remédios foram administrados nas histórias. Foi neste lugar que as sementes criativas da Rainha do Crime foram semeadas.

 

3. Harbour Front

Num cenário que incluíam barcos balançando no mar e passeios em meio a palmeiras, a adolescente Agatha já fazia traquinagens com seus amigos, como esconder secretamente as luvas de outras meninas. Fãs literários também se encantarão em encontrar outra placa, desta vez homenageando a poeta vitoriana Elizabeth Barrett Browning.

 

4. Torre Abbey Garden


(Imagem: ALAMY)

O Torre Abbey Garden é um jardim dedicado a plantas venenosas que apresenta uma flora linda mas potencialmente fatal, então não se deixe enganar pela paz e tranquilidade deste lugar escondido – alguns dos “moradores” são decididamente mortais. Inspirado pela escritora, o jardineiro da Abadia criou o jardim com uma variedade de plantas que se relacionam com venenos, antídotos e remédios encontrados nas histórias de Agatha. Não precisa se preocupar pois o local não é reeeeealmente perigoso, já que foram espécimes menos letais as plantadas ali (porém experimentar uma folha de qualquer plantinha não seria recomendável). Será que você consegue relacionar as plantas do Jardim com aquelas usadas nas histórias de Christie?

 

5. Teatro Pavilion


(Imagem: Frank Matcham Societycrowdfunder.co.uk)

No extremo oeste do porto há outro local memorável, o Teatro Pavilion, onde a então Agatha Miller participou de um concerto na companhia de Archie Christie, que se tornaria seu primeiro marido. O jovem declarou seus sentimentos românticos por ela e descobriu que eles eram correspondidos. Atualmente, o teatro está fechado aguardando uma restauração.

 

6. Grand Hotel Torquay


(Imagem: Divulgação)

A uma curta distância da casa de infância de Agatha está o Grand Hotel Torquay, onde ela passou a primeira noite como Senhora Christie. O hotel abriu suas portas em 1881, aproveitando o crescimento econômico da região. Ele tem 132 quartos divididos em quatro andares, e há até uma suíte especial para homenagear Agatha.

 

7. Clube de Golfe de Torquay

Infelizmente, o primeiro casamento de Agatha não sobreviveu ao tempo. O Clube de Golfe de Torquay entra nesta lista porque foi um dos lugares onde Archie se encontrou com a mulher que substituiu a autora em suas afeições. Leitores dos livros de Christie já devem ter percebido como coisas nefastas acontecem em abrigos e campos de golfe. Esta é uma das razões.

 

8. Passeio de trem


(Imagem: torquay.com)

Não chega a ser um Expresso do Oriente, mas há muitas razões para amar a viagem de trem da Dartmouth Steam Railway e a viagem de barco da River Boat Company. O turista sai de Paignton através do pitoresco trem que segue ao longo da costa até Kingswear, onde pega a balsa para Dartmouth. Em seguida, dirige-se à adorável River Dart de barco até Totnes. De lá, é só pegar um ônibus de volta para Paignton.

 

9. Casa Greenway


(Imagem: Wikipedia)

A casa de veraneio onde Agatha passou os momentos mais felizes da vida agora é administrada pelo National Trust e abriga a coleção da família Christie, que inclui uma primeira edição de Assassinato no Expresso do Oriente. Há também guias voluntários para tours, que mostram os cômodos da casa contendo a memorabilia da época: caixinhas, retratos, livros, a máquina de escrever e até peças de colecionador que aparecem nas histórias, como o baú iraquiano de O Mistério do Baú de Bagdá e a bolsa com tacos de Assassinato no Campo de Golfe. A visita acaba na parte exterior, na Casa de Barcos, que inspirou a cena do crime em A Extravagância do Morto e que também já apareceu na série “Poirot”, com David Suchet.

 

10. Homenagem


(Imagem: ALAMY)

De volta a Torquay, um passeio à beira-mar tem que acabar em Carey Green, onde a maior estrela da cidade foi honrada com um busto de bronze, olhando pacificamente para o horizonte, pensando no próximo assassinato…

Anúncios

1 resposta »

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s