13 livros de suspense e mistério para crianças

Procurando por dicas para presentear no dia das crianças? Selecionamos 13 livros de suspense e mistério que vão agradar os pequenos!

 

1. O Clube dos Caçadores de Códigos 2

Cody, Quinn, Luke e M.E. Adoram brincar com códigos. Na verdade, eles gostam tanto de códigos, que têm seu próprio clube particular, com um esconderijo secreto e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody recebe um e-mail misterioso, que faz alusão a um tesouro na ilha de Alcatraz, o clube mal pode esperar para começar uma verdadeira caçada às pistas. E desvendar enigmas é o que os Caçadores de Códigos fazem melhor. Autora: Penny Warner.

 

2. Os Fantasmas da Igreja (Os Sinistros Livro 2)

Shaila, Pedro e Cadu estão de férias do colégio. Depois da confusão que viveram no livro O Invisível Sugador de Sangue, agora eles querem descansar e, principalmente, se afastar de problemas. Mas para Os Sinistros querer não é poder. Pedro vai visitar seu tio em Porto Alegre e fica sabendo de uma estranha lenda local envolvendo uma antiga igreja, um escravo e um roubo de esmeraldas. Decide, então, chamar seus amigos para ajudá-lo a resolver mais esse caso. Autor: Caio Riter. Ilustrador: Weberson Santiago.

 

3. Os Detetives Do Prédio Azul. Primeiros Casos

São muitas as aventuras de Capim, Mila e Tom no Prédio Azul onde vivem e se tornam amigos e companheiros inseparáveis. Escrito a partir do sucesso da série homônima exibida no canal infantil Gloob, da qual a autora também é roteirista, os protagonistas sonham em ser detetives e descobrir os segredos de uma grande inimiga que é a dona Leocádia. Muita aventura, muito humor, com uma linguagem ágil, Capim, Mila e Tom tem tudo para se tornar cúmplices e companheiros fiéis dos leitores. Esse livro, que integra o catálogo da Pequena Zahar, é o primeiro de uma nova série de Flávia Lins e Silva, autora também da série Diário de Pilar , entre outros livros de sucesso.

 

4. Quem poderia ser a uma hora dessas? (Só perguntas erradas)

Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas – que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

 

5. Cinco Enigmas, Um Tesouro

“O que leva José é confirmar a suspeita que lhe invade o coração: a marca no piso estaria lá? Se sim, sonho e realidade se fundem. Se sim, o sonho quer lhe dizer algo.” Um sonho misterioso com seu bisavô há muito falecido dá a José pistas sobre um tesouro enterrado há décadas na pacata cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Junto com seus amigos, Brian e Crys, o rapaz embarca numa aventura digna de Indiana Jones, em busca de um misterioso objeto. Autor: Caio Riter.

 

6. Enigma na televisão

Um mistério e tanto nessa narrativa policial envolvente, criada pelo consagrado Marcos Rey. Muitos crimes, muitos suspeitos, muitas pistas… Tudo começa com o assassinato do famoso ator Fabio Rocha da TV Mundial. Na areia, um grupo crescente de curiosos, jornalistas e policiais cercavam um corpo caído. Fabio fora assassinado na madrugada com golpes de punhal ou faca, arma não encontrada no local. Seu relógio de ouro estava no pulso, seus valiosos anéis nos dedos e muito dinheiro na carteira. Não fora latrocínio. A partir daí, outros crimes, envolvendo outros atores e um repórter, são cometidos. Já não era apenas na televisão que o pânico crescia. Todos se sentiam ameaçados. Para desvendar o enigma da televisão, só mesmo um jovem e corajoso jornalista.

 

7. O Código Da Vinci – Edição especial para Jovens: A maior conspiração dos últimos 2 mil anos está prestes a ser revelada

Um assassinato dentro do Museu do Louvre traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. Com a ajuda da criptógrafa Sophie Neveu, o professor de Simbologia Robert Langdon segue pistas ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci e se debruça sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, O Código Da Vinci consagrou Dan Brown como um dos autores mais brilhantes da atualidade e agora chega em nova versão, especialmente preparada para o público jovem, com fotos coloridas que enriquecem ainda mais o livro. “Dan Brown é uma leitura obrigatória. O Código Da Vinci é fascinante – perfeito para entusiastas de história, amantes de quebra-cabeças, loucos por conspiração e qualquer um que aprecie uma narrativa instigante. Amei este livro.” – Harlan Coben, autor de Não conte a ninguém.

 

8. Quem Matou o Saci?

A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o misterioso assassinato de um conhecidíssimo personagem do folclore brasileiro. Quem teria motivos para matar o Saci Perereira? Muitos personagens são suspeitos, mas quem seria o verdadeiro culpado? De forma bem-humorada e original, Alexandre de Castro Gomes cria uma história de detetive instigante ao mesmo tempo em que faz um surpreendente passeio pelo folclore brasileiro. Autor: Alexandre de Castro Gomes. Ilustradora: Cris Alhadeff.

 

9. Sherlock Holmes Adaptado Para Criancas: A Liga dos Homens Ruivos

Que idade tinha quando ouviu falar do Sherlock Holmes pela primeira vez? O terceiro Livro da serie Sherlock Para Criancas, adaptado em contos para Criancas. Fazendo parte dos Classicos para Criancas da serie do autor internacional best-seller Mark Williams e um orgulho apresentar o terceiro dos Livros do Sherlock Holmes adaptado no conto: A Liga dos Homens Ruivos. Junte-se ao Holmes e ao Watson, consoante eles desvendam o misterio da Liga dos Homens Ruivos, adaptado para as Criancas do seculo XXI. Versao em Ingles e, agora tambem, em Portugues, pondo de lado a vida Vitoriana. E ideal para que criancas de 9 a 12 anos conhecam as historias do detetive mais famoso do mundo.

 

10. O misterioso Lar Cavendish

Victoria é sempre impecável. Seus cabelos e unhas brilham, seu quarto não tem nada fora do lugar, sua rotina é precisa. Se há algo que ela pode considerar como um defeito em sua vida é Lawrence, que parece seu oposto: é preguiçoso, desorganizado, anda com a roupa desgrenhada e vive sonhando no mundo da música. Ela nem entende como eles vieram a se tornar amigos. Mas, exceto por isso, sua vida é perfeita na cidade de Belleville.Até que Lawrence desaparece. Ela começa a investigar, e percebe que ele não é o único a sumir na pequena cidade. Por trás de suas ruas tranquilas, há segredos sombrios e assustadores, e as pistas que Victoria encontra parecem apontar para um lugar em especial: o Lar Cavendish. As pessoas entram lá mas saem… diferentes. Ou então não saem.Ignorada pelos adultos, ela se vê como a única capaz de tentar resolver o mistério e trazer seu amigo de volta. Mas, para isso, terá de abrir mão de sua vida perfeita. Autora: Claire Legrand. Ilustradora: Sarah Watts.

 

11. Charlie Malarkey e a Máquina de Umbigos

O multifacetado escritor norte-americano William Kennedy, vencedor do Prêmio Pulitzer de Literatura, também se dedicou a escrever alguns livros para crianças, como Charlie Malarkey e a máquina de umbigos, escrito pelo em parceria com seu filho, Brendan Kennedy, na época com dezesseis anos. O livro ganhou edição completamente nova, com ilustrações inéditas do também versátil Jaca, tradução do músico e escritor Cadão Volpato e texto de quarta capa do jornalista Ronaldo Bressane. A narrativa gira em torno de “um cara chamado Charlie Malarkey, que foi dormir e quando acordou não tinha mais umbigo”. Quando o misterioso Ben Bubie bate à porta do Charlie, apresentando-se como vendedor de umbigos, ele e seu amigo Iggy começam a desconfiar. É quando os meninos decidem parar de olhar para o próprio umbigo (ou para a barriga lisinha) e investigar esse mistério.

 

12. Detetive Intrínculis e o Roubo da Mona Lisa

Quem roubou a Mona Luísa da mansão dos Fortunis? Acompanhe o detetive Intrínculis e seu neto na investigação e descubra as técnicas e os conhecimentos científicos que irão ajudá-lo a resolver o caso: como são coletadas as impressões digitais, como funciona o detector de mentiras e como é determinada a autenticidade de uma pintura, entre outras curiosidades. Além disso, você também vai poder aprender as habilidades de um investigador, ficar por dentro de algumas raridades do mundo da arte, conhecer os detetives mais famosos da literatura e se surpreender com um roubo que fez história. Este livro foi declarado culpado de prender os leitores até a última página. Autoras: Amaicha Depino e‎ Carla Baredes.

 

13. O Cão Dos Baskerville

Em O cão dos Baskerville, Sherlock Holmes e o dr. Watson investigam a morte de sir Charles Baskerville, numa história eletrizante que se tornou um clássico da literatura policial. Em meados do século XVII, um lendário cão do inferno matou Hugo Baskerville na charneca da propriedade familiar, em Dartmoor, e nunca mais parou de assombrar a família. Séculos depois, quando sir Charles Baskerville morre em circunstâncias misteriosas, seu herdeiro, sir Henry, recebe uma ameaçadora carta anônima. Alarmado, Henry Baskerville aciona Sherlock Holmes. O detetive encarrega seu assistente, o dr. Watson, de acompanhar sir Henry enquanto se instala em segredo num povoado próximo para descobrir quem teria interesse em eliminar o último dos Baskerville e, assim, apoderar-se de sua herança. Com seus infalíveis métodos de dedução, Sherlock Holmes tenta evitar que o assassino de sir Charles faça mais uma vítima na família. Publicado em 1902, O cão dos Baskerville é uma das aventuras mais populares de Sherlock Holmes. Esta edição ilustrada do clássico de Arthur Conan Doyle (1859-1930) traz uma versão abreviada do texto original, adaptando-o para o público infanto-juvenil. Além de informações sobre a época em que transcorre a história e sobre o autor, enriquecem a narrativa reproduções artísticas e as ilustrações de Mark Oldroyd.

 

 

Compartilhe aqui!
  • 50
    Shares

4 comentários em “13 livros de suspense e mistério para crianças

  • outubro 3, 2018 em 2:31 pm
    Permalink

    misterio do cinco estrelas e o genio do crime não podem faltar!!

    Resposta
  • outubro 3, 2018 em 3:41 pm
    Permalink

    Recentemente comprei O Escaravelho do Diabo da série Vaga-Lume, escrito pela Lúcia Machado de Almeida e também colocaria nessa lista a série de livros dos Karas, criados pelo Pedro Bandeira.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal assinar a nossa newsletter?

Holler Box