Final surpreendente marca terceiro romance policial de Victor Bonini

Quando Ela Desaparecer é o mais novo suspense de Victor Bonini, autor com três romances policiais publicados pela Faro Editorial. Ele é o criador de Conrado Bardelli, advogado/detetive com ares de Hemingway e de uma sutileza digna de Frank Columbo. Bardelli é protagonista dos dois primeiros livros de Bonini, mas participa discretamente dessa nova história, que apresenta uma narradora alternativa.

 

 

O livro trata do desaparecimento de Kika, uma adolescente de 16 anos que some depois de participar de uma excursão da escola. Kika é bonita e invejada, e por isso a gama de suspeitos cresce aos olhos da polícia, que se atrapalha mais do que acerta pelo caminho.

Ninguém sabe onde Kika foi parar e quem a sequestrou (ou matou), e a esse sumiço somam-se os sentimentos de revolta e confusão por parte dos alunos e conhecidos da menina. Não parece suficiente, mas o autor aplica a dose certa de credibilidade à história, intercalando presente e passado ao detalhar os passos do caso.

Bonini cria várias possibilidades e joga várias iscas para o leitor, estimulando uma desconfiança de tudo e todos. Para quem gosta de clássicos do suspense, esse é um recurso que muito lembra as tramas de Agatha Christie, mestre em divergir para confundir. A narradora alternativa é Sarah, uma jovem que recapitula os fatos como um Capote em A Sangue Frio.

 

No fim, uma coisa é certa: o desfecho é surpreendente, inesperado e de cair o queixo.

 

Dos três livros que li de Victor Bonini, esse é o melhor costurado e com uma trama mais bem trabalhada. Sua escrita só melhora com o tempo, sua capacidade de envolver o leitor só evidencia o desenvolvimento como escritor.

Recomendo a leitura de mais esse suspense, que com certeza vai surpreender quem ama uma boa trama de mistério. E aproveito para deixar uma pergunta: o que falta para os livros da série Bardelli virarem uma série de TV?

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: