Um Corpo que Cai, clássico do suspense dirigido por Alfred Hitchcock, foi lançado em 9 de maio de 1958 nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
Livros e filmes de Hitchcock na Amazon
JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock
PSICOSE | Conheça 6 curiosidades sobre o clássico de Alfred Hitchcock
O filme é baseado no romance Vertigo (D’entre les morts) de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, e estrelado por James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes.
Na trama, John “Scottie” Ferguson (interpretado por James Stewart) é um detetive aposentado da polícia que sofre de acrofobia e vertigem. Ele é contratado por um antigo amigo para seguir sua esposa Madeleine Elster (interpretada por Kim Novak), que parece estar sofrendo de um distúrbio psicológico.
Ao seguir Madeleine, Scottie acaba se apaixonando por ela, mas quando ela supostamente se suicida, ele fica traumatizado e começa a sofrer de alucinações e fobias. Mais tarde, ele conhece Judy Barton (também interpretada por Kim Novak), uma mulher que se parece com Madeleine, e começa a investigar a verdadeira identidade da mulher que amava.
Confira 10 curiosidades sobre este clássico do cinema.
Conheça a loja do Literatura Policial na Amazon
Apesar de hoje ser considerado um clássico, o filme não foi um sucesso comercial nem de crítica quando lançado. Hitchcock culpou James Stewart por “parecer velho demais” para atrair o público. Depois desse filme, ele jamais trabalhou com o ator novamente. Injusto, não acham?
O filme é uma adaptação de D’entre les morts (Dentre os Mortos), romance policial de 1954 de Boileau-Narcejac. A cidade da história original foi trocada de Paris para San Francisco, e o final também foi mudado no cinema.
Hitchcock e o cameraman Irmin Roberts criaram o então novo efeito “zoom out e track in” (que ficou conhecido como efeito Vertigo) e transmitia a sensação de vertigem no público. Hitchcock já queria ter usado este efeito antes no filme Rebeca, A Mulher Inesquecível, de 1940, porém não havia tecnologia para tanto na época.
Um Corpo que Cai ficou indisponível por três décadas pois seus direitos (e os de outros quatro filmes do mesmo período) foram comprados por Hitchcock e deixados como parte de seu legado para a filha, Patricia. Havia até um apelido para os tais filmes, “Os Cinco Hitchcocks Perdidos”. Eventualmente eles foram relançados nos cinemas por volta de 1984, após trinta anos hibernando. Os outros filmes são O Homem que Sabia Demais (1956), Janela Indiscreta (1954), Festim Diabólico (1948) e O Terceiro Tiro (1955).
O Empire Hotel, onde James Stewart encontra Kim Novak, chama-se Hotel Vertigo desde 2009 (antigo York). O personagem de Novak viveu no quarto 501, que mantém muitos dos aspectos do filme. O endereço é Rua 940 Sutter Street, em San Francisco.
Em uma entrevista posterior, Hitchcock disse que Kim Novak foi mal selecionada. Ele achava que tinha escalado a atriz errada para o papel.
A floricultura Podesta Baldocchi, que aparece no filme, funcionava desde 1871 em San Francisco. Hoje sobrevive apenas como um negócio na internet.
As aparições surpresa de Hitchcock nos filmes ficaram famosas, e nesse filme não foi diferente. Aqui ele aparece rapidamente na tela carregando uma espécie de estojo de instrumento musical.
A primeira opção para o papel de Judy foi a atriz Vera Miles, uma das favoritas do diretor. Porém ela ficou grávida e, portanto, não estava disponível. Outro nome que não deu certo foi o de Lana Turner. A atriz teria pedido um salário muito alto para o papel.
Em uma conversa com o cineasta francês François Truffaut, Hitchcock deu a seguinte descrição sobre o filme: “Para ser franco, o homem quer ir para a cama com uma mulher morta”.
Título: Vertigo
Autor: Boileau Narcejac
Tradução: Fernando Scheibe
Páginas: 192
Editora: Vestígio
Compre o livro
SINOPSE – Encarregado por um antigo colega de seguir sua jovem e bela mulher, o detetive Flavières logo se vê perdidamente apaixonado pela moça. Essa impropriedade não o impede de investigar os temores de seu amigo Gévigne a respeito da esposa: suas ausências, seus mistérios, uma melancolia que a leva a olhar para as águas do Sena por horas a fio… Nenhum amante, nenhuma simulação, nenhuma doença. Apenas uma estranha relação com a bisavó, morta em circunstâncias terríveis e a quem a jovem Madeleine não chegou a conhecer… Um clássico de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, especialistas na arte de conduzir a trama – e o leitor – até onde menos se espera.Este instigante e sinistro roman noir foi adaptado por Alec Coppel e Samuel A. Taylor e filmado por Alfred Hitchcock em 1958. Um corpo que cai é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.
(Fontes: Wikipedia, IMDB)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…