10 curiosidades sobre Um Corpo que Cai, filme lançado em 9 de maio de 1958

Quem não gosta de um filme clássico de suspense? Um Corpo que Cai (em inglês, Vertigo) é um dos filmes mais populares de Alfred Hitchcock. Lançado em 9 de maio de 1958, trazia Kim Novak e James Stewart no elenco principal.

 

 

Confira 10 curiosidades sobre o filme.

 

1. Não foi um sucesso em 1958

Apesar de hoje ser considerado um clássico, o filme não foi um sucesso comercial nem de crítica quando lançado. Hitchcock culpou James Stewart por “parecer velho demais” para atrair o público. Depois desse filme, ele jamais trabalhou com o ator novamente. Injusto, não acham?

 

2. Adaptação

O filme é uma adaptação de D’entre les morts (Dentre os Mortos), romance policial de 1954 de Boileau-Narcejac. A cidade da história original foi trocada de Paris para San Francisco, e o final também foi mudado no cinema.

 

3. Efeito Vertigo

Hitchcock e o cameraman Irmin Roberts criaram o então novo efeito “zoom out e track in” (que ficou conhecido como efeito Vertigo) e transmitia a sensação de vertigem no público. Hitchcock já queria ter usado este efeito antes no filme Rebeca, A Mulher Inesquecível, de 1940, porém não havia tecnologia para tanto na época.

 

4. Legado

Patricia ao lado do pai, Hitchcock

Um Corpo que Cai ficou indisponível por três décadas pois seus direitos (e os de outros quatro filmes do mesmo período) foram comprados por Hitchcock e deixados como parte de seu legado para a filha, Patricia. Havia até um apelido para os tais filmes, “Os Cinco Hitchcocks Perdidos”. Eventualmente eles foram relançados nos cinemas por volta de 1984, após trinta anos hibernando. Os outros filmes são O Homem que Sabia Demais (1956), Janela Indiscreta (1954), Festim Diabólico (1948) e O Terceiro Tiro (1955).

 

5. Hotel Vertigo

O Empire Hotel, onde James Stewart encontra Kim Novak, chama-se Hotel Vertigo desde 2009 (antigo York). O personagem de Novak viveu no quarto 501, que mantém muitos dos aspectos do filme. O endereço é Rua 940 Sutter Street, em San Francisco.

 

6. Kim Novak

Em uma entrevista posterior, Hitchcock disse que Kim Novak foi mal selecionada. Ele achava que tinha escalado a atriz errada para o papel.

 

7. Flores

A floricultura Podesta Baldocchi, que aparece no filme, funcionava desde 1871 em San Francisco. Hoje sobrevive apenas como um negócio na internet.

 

8. Aparição surpresa

As aparições surpresa de Hitchcock nos filmes ficaram famosas, e nesse filme não foi diferente. Aqui ele aparece rapidamente na tela carregando uma espécie de estojo de instrumento musical.

 

9. Não deu

A primeira opção para o papel de Judy foi a atriz Vera Miles, uma das favoritas do diretor. Porém ela ficou grávida e, portanto, não estava disponível. Outro nome que não deu certo foi o de Lana Turner. A atriz teria pedido um salário muito alto para o papel.

 

10. Resumindo

Em uma conversa com o cineasta francês François Truffaut, Hitchcock deu a seguinte descrição sobre o filme: “Para ser franco, o homem quer ir para a cama com uma mulher morta”.

 

(Fontes: Wikipedia, IMDB)

Compartilhe aqui!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!