Chamas da Vingança (Firestarter) foi um filme lançado em 11 de maio de 1984 nos Estados Unidos. A história é uma adaptação de A Incendiária, livro de Stephen King publicado em setembro de 1980.
O filme trazia Drew Barrymore no papel de Charlie McGee, uma menina de oito anos que tem o poder da pirocinese, quando uma pessoa consegue gerar fogo. Ela tenta desesperadamente escapar de agentes do governo, que querem usar seu poder como uma arma militar.
Descubra 9 curiosidades sobre o filme e o livro.
1. John Carpenter
O filme era para ser dirigido por John Carpenter, mas a Universal Studios dispensou o diretor meses depois de contratá-lo porque seu outro filme, O Enigma de Outro Mundo, não teve o retorno esperado. Quem acabou sendo o diretor foi Mark L. Lester.
2. Recepção
Os críticos não gostaram do filme. Segundo eles, os personagens não eram convincentes e Drew Barrymore não se envolveu com a personagem. Nem o próprio King gostou também. Em 2012, ele comentou: “é um dos piores filmes feitos a partir de meus livros, é sem sabor; é como purê de batatas no refeitório “.
3. Inspiração
A pequena Charlie McGee foi baseada na filha de Stephen King, Naomi.
4. Burt Lancaster
Burt Lancaster tinha sido a primeira opção para viver o Capitão Hollister, mas quem acabou ficando com o papel foi Martin Sheen.
5. Tapa-olho
George C. Scott também participa da produção, no papel de John Rainbird. Na última metade do filme ele aparece de tapa-olho, isso por causa de uma infecção no olho esquerdo que aconteceu após usar lentes de contato.
6. 1 milhão
Esse foi o valor que o produtor Dino DeLaurentiis pagou pelos direitos de adaptação do livro.
7. Efeitos especiais
O ano era 1984, portanto não havia ainda como aplicar grandes efeitos especiais no filme. Todo o fogo foi administrado no próprio set de gravação, sem uso de CGI.
8. Antes de Drew
Antes do estúdio escolher Drew para viver Charlie, duas outras atrizes foram cogitadas para o papel: Heather O’Rourke, de Poltergeist, e Jennifer Connelly.
9. Shirley Jackson
“Em memória de Shirley Jackson, que nunca precisou levantar a voz.” Stephen King dedicou o livro a Shirley Jackson, escritora norte-americana que publicou livros de horror e mistério, e que foi uma das grandes influências dele na carreira
(Fontes: Wikipedia, IMDB)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]