×

JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

 

Lançado em 1º de setembro de 1954 nos Estados Unidos, Janela Indiscreta é um dos filmes mais icônicos de Alfred Hitchcock. Na trama, um fotógrafo passa o tempo observando seus vizinhos no prédio em frente, após ficar em repouso em uma cadeira de rodas por quebrar a perna. Em um dos apartamentos, ele identifica o que viria a ser um provável assassinato.

O elenco principal contou com James Stewart no papel do fotógrafo L.B. ‘Jeff’ Jefferies, e Grace Kelly como sua namorada, a socialite Lisa Carol Fremont, numa das parcerias mais famosas do cinema. O filme foi indicado a quatro estatuetas do Oscar.

Confira a seguir 7 curiosidades sobre este clássico de Alfred Hitchcock.

. O Cinema de Hitchcock vol. 2 [DVD]

 

Adaptação de Cornell Woolrich

Cornell-Woolrich JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

A história foi inspirada no conto de Cornell Woolrich, It had to be murder, de 1942. Nascido em Nova York em 1903, Woolrich se dedicou especialmente à ficção policial, tendo seu trabalho comparado com o de Dashiell Hammett e Raymond Chandler. Além de Hitchcock, o cineasta francês François Truffaut também adaptou sua obra para as telas do cinema. Woolrich morreu com 64 anos após um período de confinamento e doença. Era alcoólatra e extremamente solitário.

 

Cenário exclusivo

rear-window-timelapse JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

O cenário do filme foi todo construído nos estúdios Paramount, na Avenida Melrose, em Hollywood. Foram necessários 50 trabalhadores e 1 mês e meio para o lugar ficar pronto para a filmagem. No total, foram erguidos 31 apartamentos com 12 deles completamente mobiliados. Havia ainda um elaborado sistema de iluminação que refletia as diferentes fases do dia, e em alguns momentos esquentava a tal ponto que chegava a afetar os atores.

 

O figurino de Grace Kelly

head JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

A beleza de Grace Kelly nas cenas foi definitivamente realçada pelo figurino usado pela atriz. Ele foi todo criado pela lendária figurinista Edith Head, que durante a carreira ganhou 8 estatuetas do Oscar pelo trabalho em filmes como A princesa e o plebeu, A malvada, Sabrina e Sansão e Dalila.

 

Everybody loves Grace

Ainda sobre Grace Kelly, seu carisma e personalidade conquistaram a equipe de filmagem. Segundo James Stewart, a atriz era atenciosa e gentil com todos, e atraía a atenção de quem fosse quando chegava no set de gravação.

 

Fones de ouvido

Rear2 JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

Como enviar orientações para os atores em um cenário tão amplo? Simples. Hitchcock ficava posicionado em um dos apartamentos para fazer a direção das cenas, se comunicando com o elenco através de fones de ouvido.

 

O favorito

Um dos grandes símbolos da Era de Ouro de Hollywood, James Stewart atuou em quatro filmes de Alfred Hitchcock: Festim Diabólico, Janela Indiscreta, Um Corpo que Cai e O Homem que Sabia Demais. Janela Indiscreta, segundo o ator, foi a sua participação favorita.

 

Casal da vida real

par133839_jpg_5109_north_655x463_transparent JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

A inspiração para o casal de Janela Indiscreta teria vindo de um casal da vida real, o fotógrafo Robert Capa e a atriz Ingrid Bergman. Os dois tiveram um breve relacionamento em 1945, se separando no ano seguinte. No filme,  o fotógrafo L.B. ‘Jeff’ Jefferies é inspirado em Capra, que morreu em 1954, com apenas 40 anos, após pisar em uma mina terrestre na Indochina.

 

DICA DE LEITURA

q?_encoding=UTF8&ASIN=8535913084&Format=_SL250_&ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=literaturapol-20&language=pt_BR JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcockir?t=literaturapol-20&language=pt_BR&l=li3&o=33&a=8535913084 JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

Título: Janela indiscreta
Autor: Cornell Woolrich
Tradução: Rubens Figueiredo
Páginas: 208
Editora: Companhia das Letras
Compre o livro

SINOPSE – Autor de clássicos do gênero policial como A noiva estava de preto e A dama fantasma, Cornell Woolrich talvez não tenha escrito nada que se iguale em carga de tensão às cinco histórias breves reunidas neste volume. Em “Janela indiscreta”, um homem com a perna quebrada passa o tempo observando os prédios em volta do seu e desconfia, sem prova concreta, de que o vizinho da frente é um assassino. O livro traz também as geniais “Post-mortem”, “Três horas”, “Homicídio trocado” e “Impulso”. Num movimento contrário ao da maioria das narrativas policiais, aqui não há crimes manifestos a serem desvendados nem detetives que correm atrás de pistas reveladoras: a trama, em vez de caminhar para uma solução, parece se complicar a cada cena. O crime é potencial, e o leitor tem a impressão de que algo terrível está prestes a acontecer. Com descrições extremamente visuais e uma voz narrativa carregada de humor negro refinado, Woolrich desenha com maestria o destino de seus protagonistas – vítimas, assassinos, testemunhas -, que parecem arrastar-se a cada minuto para dentro de uma espiral eletrizante.

Share this content:

(Visited 819 times, 1 visits today)

Curiosidades

error: Conteúdo protegido