O Stanley Hotel, situado no estado de Colorado nos Estados Unidos, ficou famoso por ter inspirado Stephen King a escrever O Iluminado, um de seus maiores clássicos. Hoje o hotel está servindo de abrigo para bombeiros que estão tentando conter incêndios florestais naquela região.
São 380 bombeiros usando as acomodações do hotel, que foi inaugurado em 1909 e hoje tem 142 quartos. Em 1977, Stephen King se hospedou no Stanley Hotel e usou vários daqueles cenários para criar seu fictício e assustador Overlook Hotel. O livro foi adaptado em 1980 por Stanley Kubrick, com Jack Nicholson no papel principal.
Segundo o site do canal ABC7, “o incêndio é o segundo maior na história do estado, com pelo menos 170.000 acres queimados, e apenas 5% dele foi contido”. O incêndio teria começado na quinta-feira, 22.
[Imagem: Site oficial Stanley Hotel]
O Iluminado: o livro, o filme e as curiosidades
DICA DE LEITURA
Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Páginas: 520
Editora: Suma
Compre o livro/e-book
SINOPSE – “O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai… Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]