Uma visita à estação do Expresso do Oriente em Istambul

Compartilhe

 

A Estação de Sirkeci, em Istambul, guarda consigo uma das memórias mais fascinantes para quem visita a Turquia: era dali que saía o trem da famosa linha do Expresso do Oriente.

LEIA MAIS
O que esperar do próximo filme com o detetive Poirot?
A volta de Miss Marple em doze histórias de mistério
BOX E COLEÇÕES | 10 indicações para fãs de suspense e mistério

Fãs de Agatha Christie reconhecerão a estação de Istambul de um dos livros mais famosos da autora, Assassinato no Expresso do Oriente.

A linha de trem foi inaugurada em 1883 e funcionava como a rota principal entre Paris e Istambul, ligando também outras cidades importantes. Estes eram considerados trens de luxo, com acomodações pomposas e refeições finas servidas aos seus passageiros. Christie os usou para acompanhar seu marido Max Mallowan, um arqueólogo que fazia escavações no Iraque na época.

A estação está um pouco escondida no antigo terminal. Quando se chega lá, parece que se é transportado de volta ao início do século 20.

Há decorações de época que foram parcialmente mantidas: a sala de espera, o relógio na entrada, vidros circulares em alusão àqueles tempos gloriosos das viagens feitas pelo Expresso do Oriente.

 

 

Vale a pena mencionar que a linha para Istambul não funciona mais, tendo sido desativada em 1977. Mas quando se entra no coração um pouco escondido do terminal, localizado na movimentada capital turca, é como entrar em uma cápsula do tempo.

Há também um restaurante no local, o Orient Express, que tem numerosas referências a Agatha Christie e ao filme Assassinato no Expresso do Oriente (1974), com Albert Finney no papel do detetive Poirot.

Esta é certamente uma visita emocionante para os fãs da obra da Agatha Christie, além de ser um dos pontos turísticos mais interessantes em Istambul.

Encontre livros e e-books de Agatha Christie

 

Veja o vídeo

Inscreva-se no canal

 

SOBRE O LIVRO

Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autora: Agatha Christie
Tradução: Érico Assis
Páginas: 240
Editora: HarperCollins
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.

(Visited 616 times, 1 visits today)
Rolar para cima