lista literária

7 livrarias maravilhosas pelo Brasil


cultura_paulista

“Imagino que o paraíso é uma espécie de livraria”, já dizia Jorge Luis Borges.”

Por saber a diferença que esses lugares incríveis fazem na nossa vida, selecionamos 7 livrarias sensacionais pelo Brasil, tanto pela beleza do interior quanto pela experiência que elas proporcionam. Confira a primeira de outras listas temáticas por vir!

x

1. LIVRARIA DO PALÁCIO (Belo Horizonte, MG)

palacio1

A Livraria do Palácio recebe lançamentos de livros e eventos culturais. (Foto: página oficial -Facebook)

Apresentando um belo design, a Livraria do Palácio abriu em 2013 em Belo Horizonte e fica num dos endereços obrigatórios da cultura mineira: o Palácio das Artes. Situada em frente ao Café do Palácio, sua especialidade são as publicações de artes plásticas e visuais, além de edições raras e obras de autores mineiros.
x

2. LIVRARIA DA VILA (São Paulo, SP)

collage_vila

As unidades do Pátio Higienópolis, Lorena e Cidade Jardim. (fotos: site oficial/Leonardo Finotti)

Presente em vários shoppings e localidades da Paulicéia, a Livraria da Vila completa 30 anos em abril. Com lojas nos shoppings Jardim, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis, entre outros, proporciona ambientes aconchegantes e funcionais para quem procura passar o tempo lendo ou respirando cultura. A Livraria da Vila foi comprada em 2003 pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel, que administra a empresa desde então. Site.
x

3. LIVRARIA CULTURA CONJUNTO NACIONAL (São Paulo, SP)

cultura_paulista

A unidade da livraria Cultura na Avenida Paulista é uma das mais bonitas do país. (foto: DailyDOOH.com)

Encravada na avenida mais famosa da cidade, a Paulista, a Livraria Cultura ocupa uma vasta área do Conjunto Nacional, ladeada por outras lojas, escritórios e unidades de serviço. Além de um acervo impressionante – de todas as áreas e com muitíssimos títulos estrangeiros -, a livraria conta com um charmoso café, bancos, cadeiras e puffs para “degustar” livros e arquitetura deslumbrante. Até mesmo José Saramago fez elogios rasgados a ela…
x

4. LIVRARIA DA TRAVESSA (Rio de Janeiro, RJ)

travessa

Visão geral da Livraria da Travessa Barra. (Foto: Wikipedia/Gabi Giosa)

No Rio, são sete lojas, contando as dos shoppings Leblon e Barra, mas o charme mesmo fica para as unidades do centro, com ares antigos, mesas abarrotadas de volumes e diversas novidades para além dos grandes catálogos. Não há como negar: todo bom lançamento de livros na cidade passa também pela Travessa, já que a “fauna” frequentadora é composta por intelectuais, artistas, jornalistas e formadores de opinião. A rede tem uma loja no interior de São Paulo e atende pela internet, mas nada como dar uma passadinha lá… Site
x

5. CASA ABERTA (Itajaí, SC)

aberta2

O prédio da livraria é instalado na Casa Konder, um patrimônio público tombado. (foto: site oficial)

Instalada em uma construção do final do século XIX, A Casa Aberta é uma livraria e sebo que fica neste prédio tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí, cidade portuária a 90km de Florianópolis. O lugar vende livros novos, edições raras, quadrinhos, CDs e vinis. Recém-restaurado, o prédio conserva as características históricas do local e mantém um ar de aconchego de casa familiar antiga. Site.
x

6. LIVRARIA DOM QUIXOTE (Brasília, DF)

CCBB.

As cores da Livraria Dom Quixote. (foto: Guia Melhores Destinos/Monique Renne)

É o avesso da Casaberta e sua aposta é nas linhas modernas, funcionais e sofisticadas, próprias da capital imaginada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Tem sete lojas em Brasília, mas um destaque vai para a unidade no Centro Cultural Banco do Brasil, onde se pode desfrutar de um café, exposições de arte, teatro e cinema. Neste sentido, a experiência de ir a uma livraria ganha outros ares, de mergulho cultural mesmo. Site.
x

7. PALAVRARIA LIVROS & CAFÉS (Porto Alegre, RS)

palavraria

A Palavraria Livros & Cafés foi inaugurada em 2003, em Porto Alegre. (Foto: Bibliotecas do Brasil)

De ambiente mais caseiro, a Palavraria Livros & Cafés é uma referência quando se fala em cultura porto-alegrense. Inaugurado em 2003, o lugar promove lançamentos de livros independentes, saraus musicais, cursos, oficinas literárias, palestras e debates, além de receber a visita frequente de escritores. É ideal para passar o tempo lendo um livro tranquilamente, tomando uma xícara de café ou uma taça de vinho. Página no facebook.
x

(Imagens: Bibliotecas do Brasil, Wikipedia, Facebook)

chrislauxx

Anúncios

12 respostas »

  1. Creio que a Livraria Cultura do Rio de Janeiro (Rua Senador Dantas-Centro) também poderia fazer parte desse grupo, são três andares de livros montados no antigo prédio do Cine Vitória.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s