ana paula laux

Sombras na Place des Vosges, de Georges Simenon


place2


Por Ana Paula Laux – “Sombras na Place des Vosges” é um romance policial de Georges Simenon que se passa na capital francesa, na década de 1930. O mistério aqui é descobrir quem matou Raymond Couchet, um empresário do ramo farmacêutico que é encontrado misteriosamente baleado no próprio escritório. 
O lugar fica nos fundos de um prédio residencial em Paris, em frente à praça bem famosa que dá o título ao livro. A Place des Vosges foi construída em 1612, e é a praça planejada mais antiga da cidade. É o tipo de lugar onde as pessoas se amontoam no verão para fotografar e descansar na grama fofa e verdinha.

Ao chegar no local do crime, Maigret é informado que 360 mil francos sumiram do cofre do morto. Sua dúvida é se o roubo e assassinato foram cometidos pela mesma pessoa ou não. As suspeitas logo recaem sobre os herdeiros de Couchet, como a ex-mulher (que também mora no prédio), a viúva, o filho do primeiro casamento, um rapaz que não trabalha e só sabe pedir dinheiro emprestado do pai, e a jovem amante Nine, que mora em um hotel barato e não tem onde cair morta. Num testamento encontrado dias depois do crime, descobre-se que Couchet deixou sua fortuna para as três mulheres de sua vida, uma espécie de última piada do além que pode dificultar a investigação de Maigret.

x

place2“Um escritório banal. Móveis claros. Papel liso. E um homem de quarenta e cinco anos, sentado numa poltrona, a cabeça tombada sobre os papeis espalhados a sua frente. Morto com uma bala bem no meio do peito.”

x
As descrições da atmosfera do prédio são bem interessantes. A fauna é ampla: uma zeladora fútil que prefere agradar os moradores ricos, um casal que mantém uma relação perturbadora e barulhenta no segundo andar e duas irmãs idosas e estranhérrimas que vivem para ouvir atrás das portas dos vizinhos.

O livro foi escrito em 1932 por Georges Simenon, e já ganhou adaptação na televisão na Itália e também na França em mais de uma ocasião. É mais uma trama com o comissário Maigret, boa pedida para quem quer uma leitura rápida e agradável de um romance policial clássico.

star3

sombras_pTítulo: Sombras na Place des Vosges
Autor: Georges Simenon
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144
Ano: 2014
Este livro no Skoob

SINOPSE: Raymond Couchet, dono de uma grande rede de farmácias, é assassinado em seu escritório na Place des Vosges, endereço nobre de Paris. Uma grande soma em dinheiro foi roubada.No mesmo prédio onde ocorreu o crime, moram Edgar e Juliette Martin, a primeira mulher de Couchet. É por ali que o comissário Maigret resolve começar suas investigações.Não longe do local, no Hotel Pigalle, vivem, sem se conhecer, Nine Moinard, amante da vítima, e Roger Couchet, filho do primeiro casamento de Raymond.Problemático, Roger logo desperta as suspeitas de Maigret. Mas, de repente, comete suicídio. E ele sabia o que estava por trás da morte do pai.

ana2

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s