Capa do livro Colega de Quarto, de Victor Bonini
| |

Colega de Quarto, de Victor Bonini: conheça a estreia de Conrado Bardelli

Colega de Quarto, publicado pela Faro Editorial em 2015, é o romance policial de estreia de Victor Bonini e o primeiro livro protagonizado por Conrado Bardelli, um advogado-detetive que abandona a rotina das causas de divórcio para investigar um caso tão estranho quanto intrigante.

A história começa quando Eric Schatz, um estudante de Direito que mora em um condomínio de luxo em São Paulo, percebe que seu apartamento parece estar sendo frequentado por alguém que ele não consegue identificar.

Objetos desconhecidos aparecem pela casa, aparelhos são ligados sozinhos e vultos começam a surgir pelos corredores.

Desesperado, Eric procura Conrado Bardelli para contar o que está acontecendo. Mas, poucas horas depois de visitar o detetive, o rapaz morre ao cair da janela do décimo quinto andar de seu apartamento.

A polícia trata o caso inicialmente como suicídio. Bardelli, porém, não está convencido.

E é a partir daí que começa a investigação de Colega de Quarto.

LEIA TAMBÉM

Sobre o livro Colega de Quarto

Título: Colega de Quarto
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 278
Ano: 2015

Compre o livro/e-book

Qual é a história de Colega de Quarto?

Eric Schatz é um carioca que se mudou para São Paulo para estudar Direito. Morando sozinho, ele começa a perceber sinais de que existe outra pessoa frequentando seu apartamento.

Primeiro aparecem um par de chinelos e uma escova de dentes que não são seus. Depois, aparelhos começam a funcionar sozinhos durante a noite, barulhos estranhos podem ser ouvidos a qualquer hora e as luzes se apagam misteriosamente.

Até que, em determinada noite, Eric vê o vulto do que acredita ser seu misterioso colega de quarto entrando no apartamento pela porta da frente.

A situação é tão perturbadora que ele decide procurar um detetive particular.

Mas parece ser tarde demais.

O misterioso colega de quarto

É justamente essa situação aparentemente inexplicável que dá origem ao mistério central do livro.

Eric está convencido de que alguém está entrando em seu apartamento, mas não consegue descobrir quem é ou por quê.

Quando ele procura Conrado Bardelli, leva ao detetive um relato que parece confuso e enigmático.

Pouco depois, sua morte transforma o caso em algo ainda mais misterioso.

Bardelli passa então a investigar os amigos e familiares de Eric, descobrindo que o estudante era herdeiro de uma importante empresa do ramo editorial.

A pergunta que passa a orientar a investigação é simples: Eric realmente cometeu suicídio ou alguém tinha motivos para querer sua morte?

Quem é Conrado Bardelli?

Um dos pontos mais interessantes de Colega de Quarto é justamente seu protagonista.

Conrado Bardelli é um advogado-detetive que está cansado de lidar com causas de divórcio e acaba envolvido em uma investigação completamente diferente das que costuma enfrentar.

Simpático, bonachão, paciente e humano, Bardelli também é perspicaz, desconfiado e intuitivo.

Eu o imaginei como um velho Hemingway, ostentando uma barba almofadada e grisalha.

Mas o detetive também tem suas fragilidades. Investigador solitário, ele sofre de fortes ataques de asma provocados por situações de estresse, uma característica que acaba fazendo parte de sua personalidade.

Um romance policial para quem gosta de investigar as pistas

Na teia de possibilidades criada por Victor Bonini, os personagens apresentam diferentes graus de ambiguidade e pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

O autor trabalha com pistas falsas, suspeitos, reviravoltas e rumos inesperados, criando uma investigação que recompensa o leitor atento.

A estrutura lembra alguns clássicos da literatura policial, como Nero Wolfe, Sherlock Holmes e Hercule Poirot, especialmente pela maneira como as pistas são utilizadas para conduzir a investigação.

A história ganha um contorno ainda mais envolvente a partir da revelação no capítulo 38. Mesmo diante de pistas aparentemente tangíveis, as surpresas continuam estimulando a leitura até o final.

O projeto gráfico de Colega de Quarto

Outro ponto que merece destaque é o projeto gráfico e a diagramação de Colega de Quarto.

O trabalho visual combina bem com a proposta do romance e acompanha o desenvolvimento da história ao longo das 278 páginas.

É um daqueles detalhes que contribuem para tornar a experiência de leitura mais agradável e mostram o cuidado da edição publicada pela Faro Editorial.

Colega de Quarto é uma boa estreia de Victor Bonini?

Sim. Colega de Quarto é uma boa estreia de Victor Bonini no gênero policial, principalmente por apresentar um protagonista com características próprias e uma investigação construída em torno de uma situação incomum.

O mistério do apartamento, a morte de Eric Schatz e a sucessão de suspeitos dão ao livro uma estrutura que pode agradar quem gosta de romances policiais tradicionais, mas também procura histórias ambientadas no Brasil.

Além disso, Conrado Bardelli é um personagem que pode render muitas outras tramas misteriosas.

E isso de fato acontece em O Casamento, segundo romance de Victor Bonini com o detetive.

Compre livros e e-books de Victor Bonini

Colega de Quarto e O Casamento

Para quem conhece O Casamento, vale lembrar que Colega de Quarto é o primeiro livro de Victor Bonini com Conrado Bardelli.

Em O Casamento, o detetive retorna para investigar um caso envolvendo um casamento, chantagens e mortes misteriosas.

Leia também: O Casamento: novo romance policial de Victor Bonini com Conrado Bardelli

Sinopse de Colega de Quarto

Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.

Primeiro, um par de chinelos. Depois, outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.

Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.

Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Inscreva-se no canal do Literatura Policial

PRODUTOS RECOMENDADOS

Compre aqui

Kindle Paperwhite 16 GB

Compre aqui

Share this content:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *