A volta de Sherlock em “A Noiva Abominável” (sem spoilers)
Por Ana Paula Laux – Depois de meses de espera, o episódio especial de Sherlock BBC foi exibido na TV e bateu a casa dos 8,4 milhões de telespectadores só na Inglaterra. “A Noiva Abominável” matou a saudade dos fãs da série. A história acontece em 1895 e trata de um caso intrigante para o já estabelecido detetive Holmes: descobrir como uma noiva que se suicida na frente de várias pessoas e volta dos mortos dias depois, para assombrar desafetos pelas ruas de Londres.
“Todos temos um passado, Watson. Fantasmas.
Eles são as sombras que definem nossos dias ensolarados.”
Sobrenatural? Lógico? Assustador? Tudo e mais um pouco. O roteiro plantou dúvidas que foram sendo respondidas em noventa minutos, mas a quantidade de surpresas pelo caminho é considerável e é preciso não se apegar às aparentes incoerências. Recursos temporais e participações inesperadas foram usados para dinamizar a trama, enganando o público a cada segundo e plantando correlações desconcertantes e confusas. Mesmo assim, a viagem de Holmes e Watson para o ambiente natural dos livros de Doyle, a era vitoriana, é um presente para os fãs das histórias clássicas e um atestado de superação pessoal para os criadores da série.
Benedict Cumberbatch está impecável no papel principal, bem como Martin Freeman como um Watson que aguenta as grosserias do amigo impaciente, porém genial. Freeman oferece também os momentos mais cômicos, já que seu personagem é naturalmente confuso, medroso e desajeitado diante de situações casuais. Os ambientes sombrios da Londres vitoriana predominam nas cenas do passado, como nas roupas escuras, casacos em curva, espartilhos, gravatas, rendas, cartolas e carruagens. Algumas dúvidas foram respondidas durante este episódio, outras devem ser esclarecidas apenas quando a 4ª temporada estrear.
“A Noiva Abominável” é um dos melhores episódios já feitos. Para os fãs mais clássicos, por se desenrolar na era tão particular dos contos oficiais, e para a maioria pelo carrossel de emoções e surpresas que a história proporciona, mesclando o lado moderno do detetive ao seu charme pra lá de centenário.
Share this content:

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]
12 comments