Paris terá museu da leitura digital
POR KATHERINE COWDREY, tradução Ana Paula Laux
NO SITE THE BOOKSELLER
Um espaço dedicado exclusivamente à leitura digital será aberto em Paris, na França. O Museu de Leitura Digital (em francês, Le Petit Musée de la lecture numérique) é o primeiro espaço de exposição permanente na Europa dedicado à história dos dispositivos de leitura.
Dos primeiros leitores digitais às ferramentas mais recentes, o espaço é para “qualquer pessoa interessada em livros e tecnologia”, incluindo o público em geral bem como profissionais da área. A intenção é criar “um lugar de mediação” sobre a evolução da indústria de livros nos últimos vinte anos.
O projeto colaborativo foi organizado por Elizabeth Sutton, consultora de publicação digital e co-fundadora da IDBOOX.com, um site dedicado aos e-books e produtos de alta tecnologia. O museu procurará identificar novos hábitos de leitura que surgiram com a tecnologia digital. Para o lançamento, o museu vai se concentrar em e-readers que utilizam a tecnologia e-Ink, descrita como “uma das primeiras especialmente concebidas para a leitura digital”.
O museu foi financiado com doações de fabricantes e contribuições individuais de todo o mundo. Mais doações ainda são esperadas, principalmente de dispositivos que as pessoas já não usam mais. Segundo Elizabeth, “este projeto é fundamental porque, assim como nós digitalizamos nosso patrimônio literário, devemos manter viva a memória das ferramentas que nos permitem ler os conteúdos. Sinto-me honrada em liderar este projeto, e espero que ele venha a inspirar outros e convencer os amantes de livros a se envolverem ativamente neste novo espaço “.
- Em seu primeiro caso, detetive Cobra investiga um mistério em São Paulo - 15 de janeiro de 2021
- 10 curiosidades sobre As Aventuras de Sherlock Holmes, filme de 1939 - 13 de janeiro de 2021
- TOP 15 | 15 filmes e séries de suspense e mistério na Netflix em 2021 - 8 de janeiro de 2021