Por Raquel de Mattos – Desde a primeira vez que li Agatha Christie (muito tarde na minha vida, diga-se de passagem), não se passou um ano sequer que eu não tivesse relido ao menos um livro dela – normalmente são dois ou três – e esse ano (para não fugir à regra) meu primeiro livro foi logo um dela: Um Passe de Mágica.
Eu não sei se é uma benção ou uma maldição, mas esqueço com facilidade pormenores dos livros que eu li, mesmo aqueles pelos quais eu me apaixonei, e Um Passe de Mágica não foi exceção. Li com o mesmo entusiasmo e encantamento da primeira vez.
A história da vez é da nossa querida Miss Marple. Ela começa conversando com uma amiga que vê de tempos e tempos e essa – Ruth Van Rydock – lhe diz que está preocupada com a irmã Carrie Lousie Serrocold (ambas estudaram com Miss Marple na infância) – e no meio da conversa, arranja um jeito de enviar Jane Marple para a casa onde o provável perigo se encontra.
A irmã em perigo já está casada pela terceira vez, mas Ruth não sabe dizer exatamente qual o perigo em que a irmã está metida. É só uma “sensação”, ela não tinha provas. E assim Miss Marple é levada ao centro dessa trama. É incrível como esses arranjos eram fáceis naquela época!
Bom, a história em si não tem nada de excepcional e, para quem já leu livros icônicos de Agatha Christie, como E Não Sobrou Nenhum, Assassinato no Expresso do Oriente ou mesmo O Assassinato de Roger Ackroyd, pode achar Um Passe de Mágica um livro simples e sem muitas pretensões. Mas o final agrada, não foi previsível para mim e é sempre um enorme prazer estar em contato com a minha autora favorita da vida!
Esse é aquele tipo de livro que você pode ler depois de uma leitura densa, como a que eu tinha acabado de fazer – Eu Vejo Kate – e precisava de algo mais leve; nada como uma trama e uns assassinatos para relaxarem a cabeça. Se você nunca leu nada da Rainha do Crime, não perca mais um minuto! Sugiro começar por um daqueles três que eu citei acima. Se eles não te convencerem, nada mais o fará.
SOBRE O LIVRO
Título: Um Passe de Mágica
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 240
SINOPSE – As irmãs Ruth e Carrie Louise são amigas inseparáveis de Miss Marple desde os tempos de colégio. Por isso Ruth não hesita em compartilhar com a adorável investigadora seus piores pressentimentos – Carrie estaria correndo perigo em Stonygates, a mansão da família que agora também abriga um centro de reabilitação para meninos delinquentes. Quando três crimes acontecem na casa, Miss Marple decide juntar todas as peças deste quebra-cabeça antes que sua amiga seja a próxima vítima…
Carioca aquariana da gema, museóloga em Barretos (SP). Fã de Agatha Christie, descobriu diversos autores fantásticos ao longo da estrada da literatura policial. Ama café, livros e chocolate e é fácil de ser agradada!