TITANIC | O escritor que morreu no naufrágio de 1912

Compartilhe

 

Em 14 de abril de 1912, o navio considerado a perfeição da perícia e engenhosidade do homem afundava com 1500 pessoas a bordo. Uma dessas vítimas era o jornalista e romancista detetive Jacques Futrelle – passageiro de primeira classe no Titanic. Seu corpo jamais seria recuperado do mar.

LEIA MAIS
8 curiosidades sobre Testemunha de Acusação, adaptação de Agatha Christie
Émile Gaboriau e o detetive Monsieur Lecoq, inspiração para Sherlock Holmes
PSICOSE | Seis curiosidades sobre o clássico de Alfred Hitchcock

Nascido em 1875 no Condado de Pike, na Geórgia, Estados Unidos, Frutelle trabalhou como jornalista para vários jornais da época (New York Herald, Boston Post, Boston American) antes de criar sua própria ficção. Foi em 1905 que seu personagem, o professor Augustus S. F. X. Van Dusen, apelidado de “A Máquina Pensante”, estreou no conto The Problem of Cell 13 (O Problema de Célula 13), publicado em série. No total, Frutelle deixaria 51 contos e dois romances (um póstumo) com a participação do personagem.

Frutelle nasceu em 1875 no Condado de Pike, Geórgia. Ele trabalhou como jornalista para vários jornais da época antes de criar sua própria ficção.

Em 1905, criou o professor Augustus S. F. X. Van Dusen, conhecido como “The Thinking Machine” – em um conto seriado intitulado O Problema da Célula 13. Frutelle deixou 51 contos e dois romances com este personagem.

Professor Van Dusen resolve mistérios com a ajuda de um amigo, um repórter do jornal The Daily New Yorker chamado Hutchinson Hatch. Detetive clássico da era de ouro da literatura policial, ele usa a lógica analítica para matar as charadas dos casos que investiga.

Na fatídica noite do naufrágio, apenas a esposa de Frutelle, a também escritora Lily May Peel, conseguiu um lugar num dos botes salva-vidas da embarcação. Ele teria insistido para que ela entrasse no bote, apesar dos apelos desesperados de Peel para que o marido entrasse também. Frutelle tinha apenas 37 anos.

Ele foi visto pela última vez, segundo a esposa, fumando charutos no convés ao lado de John Jacob Astor IV, bilionário americano e homem mais rico entre os passageiros, que também morreu naquela noite.

 

* Encontre livros e e-books de Jacques Frutelle (apenas em inglês)

(Visited 456 times, 1 visits today)
Rolar para cima