Em 21 de novembro de 1974, foi lançado Assassinato no Expresso do Oriente, adaptação de uma das histórias mais famosas de Agatha Christie.
LEIA MAIS
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial
MORTE NO NILO | Livro & filme e curiosidades
TOP 10 | Os dez melhores livros de Agatha Christie, a Rainha do Crime
O filme foi dirigido por Sidney Lumet e estrelado por um elenco de estrelas, incluindo Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Sean Connery, Anthony Perkins e Vanessa Redgrave.
A trama gira em torno de um assassinato que ocorre a bordo do luxuoso trem Orient Express, enquanto ele está preso na neve no meio da Europa. Hercule Poirot, um famoso detetive belga, é um dos passageiros do trem e é solicitado a investigar o caso. O mistério envolve uma série de personagens excêntricos, cada um com um motivo para o assassinato.
O filme foi aclamado pela crítica por sua atmosfera elegante, direção habilidosa e performances excelentes. Ingrid Bergman ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação, enquanto o filme também foi indicado a outros seis prêmios da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Albert Finney.
O filme foi um sucesso de bilheteria e continua sendo um clássico do cinema de mistério. Em 2017, uma nova versão do filme foi lançada com um elenco estelar, incluindo Kenneth Branagh, Johnny Depp, Judi Dench, Penélope Cruz e Willem Dafoe.
Confira a seguir sete curiosidades sobre o filme Assassinato no Expresso do Oriente, de 1974.
Encontre livros e e-books de Agatha Christie
1. Elenco de estrelas
Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Anthony Perkins, Jacqueline Bisset, Sean Connery, Vanessa Redgrave. Este era o elenco de peso de Assassinato no Expresso Oriente, que ainda trazia direção de Sidney Lumet, de Doze Homens e uma Sentença (1957) e Serpico (1973).
2. Terceira escolha
O papel do detetive Hercule Poirot foi para Albert Finney mas, antes dele, outros dois atores tinham sido considerados para viver o personagem: Alec Guiness, o eterno Obi-Wan Kenobi, e Paul Scofield. Ambos já tinham compromisso com outras produções e declinaram.
3. Levou 1 Oscar
Ingrid Bergman levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua participação no filme, vivendo o papel de Greta Ohlsson. A atriz, nascida em 1915 na Suécia e que ficou mundialmente famosa com o filme Casablanca, ganhou três vezes a estatueta durante a carreira.
4. Agatha se inspirou em um sequestro para escrever a história
Agatha Christie se inspirou em um fato real e muito trágico para escrever a história. Foi o sequestro de Charles Augustus Lindbergh, filho do famoso aviador Charles Lindbergh, tirado de sua casa em 1932. Conheça a história
5. Cena final
Albert Finney teve que repetir várias vezes o monólogo da cena final porque o diretor queria filmar de vários ângulos e o local de gravação, o vagão-restaurante, era muito pequeno. O texto do ator tinha oito páginas, que foram lidas dezenas de vezes em tomadas diferentes.
6. Trem de mentirinha
Quando o filme foi feito em 1974, a linha de trem Orient Express não existia mais, mas foram usados vagões originais preservados em museus, que acabaram sendo reconstruídos para se assemelhar ao trem original. Quando o Expresso do Oriente foi inaugurado em 1883, ligando Paris à antiga Constantinopla (Istambul), tinha passagens caríssimas e cabines inspiradas nos apartamentos parisienses.
7. Roubaram a comida
Dias antes do início das gravações, a comida que seria usada nas filmagens do trem foi roubada e teve que ser substituída às pressas. Quem seria o ladrão faminto e misterioso? Outro mistério para Poirot resolver.
[Fonte: IMDB]
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]