MORTE NO NILO | Livro & filme e curiosidades

Compartilhe

 

Atualizado em 31/01/2022

 

A mulher mais rica da Inglaterra é assassinada misteriosamente em um cruzeiro no Rio Nilo. Adivinha quem é um dos passageiros? Se você respondeu Hercule Poirot, você acertou, é claro.

Descubra a seguir algumas curiosidades sobre um dos livros mais famosos de Agatha Christie.

LEIA TAMBÉM
Caso sobre o desaparecimento de Agatha Christie vai virar série
TOP 10 | Os dez melhores livros de Agatha Christie, a Rainha do Crime
Museu na Inglaterra assombrado pelo fantasma de Agatha Christie? Veja a imagem

. Encontre livros e e-books de Agatha Christie

 

1. Foi escrito em um hotel

Morte no Nilo é um dos grandes clássicos da Agatha Christie. Foi o 17º livro que a autora escreveu com o detetive Poirot, lançado em 1º de novembro de 1937 na Inglaterra, pela editora Collins Crime Club. Agatha escreveu boa parte da história em um hotel, o Old Cataract Hotel, que fica na cidade de Assuã, no Egito. O hotel manteve até a mesa onde Agatha escreveu o livro, mas para passar uma noite no quarto é preciso desembolsar uma pequena fortuna.

 

2. Bem avaliado pela crítica

x

Quando foi lançado, a recepção da crítica ao livro foi bastante positiva. Em 10 de dezembro de 1937, o jornal The Guardian publicou: 

Este teste é um teste que a Sra. Christie sempre passa com sucesso, e ainda mais em seu novo livro.

 

3. Primeira adaptação

A primeira adaptação da história foi em 1978, com Peter Ustinov no papel do detetive Poirot. No elenco, há seis atores vencedores do Oscar: além de Ustinov, Bette Davis, George Kennedy, David Niven, Maggie Smith e Angela Lansbury.

 

4. Viajando pelo Egito

Para escrever Morte no Nilo, Agatha Christie se inspirou principalmente nas viagens pelo Egito com seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan.

 

5. Inspiração da vida real

Uma das passageiras do navio onde acontece o crime é a escritora Salome Otterbourne. Agatha Christie pode ter se inspirado em Elinor Glyn, romancista inglesa que foi uma das precursoras da ficção erótica para mulheres, para criar a personagem.

 

Mais curiosidades no vídeo

Inscreva-se no canal

 

SOBRE O LIVRO

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Tradução: Érico Assis
Páginas: 256
Editora: HarperCollins
Compre o livro/e-book

SINOPSE – A tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária, é descoberto em sua cabine. Porém, para azar do autor do crime, o brilhante detetive Hercule Poirot está a bordo. Ele logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em um rio de mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse estranho assassinato.

(Visited 308 times, 1 visits today)
Rolar para cima