Em seu primeiro caso, detetive Cobra investiga um mistério em São Paulo

Compartilhe

 

Por Ana Paula Laux – A série de livros com o detetive Alyrio Cobra tem como protagonista uma figura tipicamente paulistana. Ambientada em um cenário nacional, a trama apresenta o detetive Cobra percorrendo a cidade enquanto investiga um caso nebuloso e enigmático.

Em Paisagens Noturnas, primeiro romance policial em que aparece, Cobra é contratado para descobrir as verdadeiras circunstâncias do assassinato de uma professora que lecionava na periferia de São Paulo. Seu irmão não acredita na solução apresentada pela polícia, e pede que Alyrio procure mais evidências sobre o que realmente aconteceu. As paisagens noturnas do título são uma série de telas da pintora Domitila, que podem ou não ter relação com o crime. Caberá a Alyrio desvendar este mistério.

Um toque intrigante é a ligação que a autora estabelece entre o presente e o passado de São Paulo. Sociedades secretas, poetas românticos, a faculdade de Direito do Largo de São Francisco (criada em 1827), o Cemitério da Consolação e o livro Noite na Taverna, tudo pode estar interligado em uma trama para fãs de um bom mistério com inserções históricas.

Faculdade de Direito de São Paulo em 1880, foto de Jean Georges Renouleau (Wikipedia)

O poeta Álvares de Azevedo, autor de Noite na Taverna (Wikipedia)

As histórias do detetive Cobra têm combinações literárias clássicas em sua essência: o “quem fez?” de Agatha Christie, o espírito aventureiro de Marcos Rey, o noir urbano de Dashiell Hammett, a culinária irresistível de Andrea Camilleri e Manuel Vazquez Montalban. Os petiscos e vinhos que Alyrio toma junto ao sócio George, na Agência Cobra de Detetives, deixam qualquer leitor com água na boca.

O livro pertence à série Coleção Cobra, da escritora Vera Carvalho Assumpção, dama do gênero policial no país. Ele está sendo reeditado pela Caravana Grupo Editoral, e pode ser encontrado para compra no site da editora e gratuito pelo Kindle Unlimited).

Vale a pena conhecer a primeira aventura do detetive Alyrio Cobra, personagem criado lá em idos de 2003 e que, tal qual uma boa garrafa de vinho, só melhora com o tempo.

 

SOBRE O LIVRO

Título: Paisagens Noturnas
Autora: Vera Carvalho Assumpção
Páginas: 170
Editora: Caravana Grupo Editorial
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um rico executivo tem a irmã assassinada próximo à escola de periferia, da cidade de São Paulo, em que ela lecionava. Dois alunos confessaram o crime e o motivo. Existiam assassinos confessos e um bom motivo. No entanto, algumas dúvidas pairam na mente do irmão da vítima que contrata o detetive Alyrio Cobra. Num crime aparentemente solucionado, Alyrio Cobra se embrenha num mundo onde uma série de quadros que retratam paisagens escurecidas pela noite e assombradas pela lua guia seus passos. O que a princípio parecia um caso resolvido vai se mostrar um desafio para o detetive.

(Visited 118 times, 1 visits today)

1 comentário em “Em seu primeiro caso, detetive Cobra investiga um mistério em São Paulo”

  1. Pingback: Em seu primeiro caso, detetive Cobra investiga um mistério em São Paulo | Caravana Grupo Editorial

Comentários encerrados.

Rolar para cima