O mundo acompanhou com entusiasmo o pouso do robô explorador Perseverance nesta quinta, 18, na superfície de Marte. O robô da NASA levou sete meses para chegar em solo marciano, e já começou a enviar imagens coloridas e em alta definição da região onde pousou, nomeada de cratera de Jezero.
Altamente equipado, ele foi construído com 19 câmeras acopladas e várias ferramentas para facilitar a exploração do ambiente no planeta. Uma destas ferramentas é um instrumento situado na ponta do braço robótico da máquina, que foi curiosamente chamado de Sherloc.
(Imagem: Eleanor Lutz / NASA)
O instrumento tem como função investigar pistas microscópicas no solo marciano. As pistas serão fotografadas pelo Watson (é claro que ele não podia faltar), a câmera especializada em registrar texturas de rochas.
Sherloc e Watson irão mapear os minerais e moléculas orgânicas que encontrarem pelo caminho, enviando os registros das superfícies das rochas para análise da NASA. Não tem dupla melhor para descobrir os segredos da vida marciana.
* Encontre livros e e-books de Sherlock Holmes
(Imagem Perseverance: Reprodução)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]