Dez livros mais caros já vendidos em leilão

Compartilhe

 

Existem livros raros que se tornam verdadeiros tesouros para a humanidade, chegando a atingir cifras milionárias quando leiloados.

LEIA TAMBÉM
Livros por até 20 reais na loja do Literatura Policial
Todos os cupons de desconto na Shein!
10 livros de mistério para quem gostou de E Não Sobrou Nenhum

Seja um manuscrito religioso, a primeira edição de um clássico ou um documento político, alguns exemplares têm um valor inestimável. E se estiverem em excelente estado de conservação, é quase certo que alcançarão um alto valor de arremate no fim do leilão.

Na lista a seguir, descubra dez livros e manuscritos que custaram o olho da cara em leilões nos últimos anos.

 

1. O Livro de Mórmon

O manuscrito que valeu 35 milhões de dólares! – Em um leilão histórico realizado em 2017, o famoso “manuscrito do tipógrafo” de O Livro de Mórmon foi vendido por uma impressionante quantia de 35 milhões de dólares. Este precioso livro, ditado por Joseph Smith, fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi datado de 1830 e conquistou o título de manuscrito mais caro já arrematado em um leilão.

 

2. Codex Leicester

30,8 MILHÕES DE DÓLARES – Um verdadeiro tesouro da humanidade. Estamos falando do renomado Codex Leicester, uma compilação de textos escritos por ninguém menos que Leonardo da Vinci entre os anos de 1508 e 1510. Com assuntos que vão desde Paleontologia até Astronomia e Geologia, esses escritos geniais são acompanhados por mais de 300 ilustrações igualmente impressionantes. Ao longo dos séculos, o Codex Leicester passou pelas mãos de diferentes “guardiões”, incluindo o filósofo alquimista Giovanni Della Porta (1535-1615) e o magnata da indústria de petróleo Armand Hammer (1898-1990). Mas foi em novembro de 1994 que o comprador da vez surpreendeu a todos: ninguém menos que Bill Gates, o icônico fundador da Microsoft.

 

3. Carta Magna

21,3 MILHÕES DE DÓLARES – Datada de 1215, a Carta Magna é um documento de extrema importância que tinha como objetivo regular o poder do rei da Inglaterra, garantindo que suas ações estivessem em conformidade com a lei. Desenvolvida pelo influente arcebispo de Canterbury, essa carta é considerada um dos pilares fundamentais do sistema jurídico moderno. Embora existam 17 versões da Carta Magna espalhadas pelo mundo, apenas duas delas estão fora das fronteiras da Inglaterra. O comprador dessa relíquia histórica foi um empresário de Washington.

 

4. Bestiário de Northumberland

20 MILHÕES DE DÓLARES – Datado do século 13, este impressionante manuscrito de 75 páginas é uma verdadeira preciosidade da literatura fantástica. Repleto de 112 desenhos coloridos, ele nos transporta para uma época em que o mundo era visto de maneira única e fascinante. Provavelmente escrito entre 1250 e 1260, essa obra incrível pertenceu à nobre família do Duque de Northumberland. Contudo, em 2007, o destino reservou um novo capítulo para esse tesouro literário. Nada menos que o renomado Museu J. Paul Getty teve a honra de arrematá-lo.

 

5. Livro de orações de Rothschild

13 MILHÕES DE DÓLARES – Este magnífico livro de orações, confeccionado para um membro da corte imperial de Bruges, é revestido de ouro e possui 150 páginas adornadas com 67 ilustrações de renomados artistas miniaturistas da época, como Simon Bening e Gerard Horenbout. As ilustrações presentes neste tesouro vão desde detalhes vívidos da vida nos anos 1505 a 1510 até imagens de personagens sagrados, transportando-nos para um passado repleto de beleza e espiritualidade. No entanto, a história desse livro precioso tomou um rumo dramático durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1938, após a invasão dos nazistas à Áustria, o livro foi roubado em Viena. Somente anos mais tarde, ele foi devolvido à família Rothschild, que o mantinha em sua posse.

 

6. Evangelho de São Cuteberto

14,3 MILHÕES DE DÓLARES – Viaje no tempo até o Reino Unido dos anos 634 a 687 D.C., e conheça a extraordinária figura de São Cuteberto. Esse monge notável conquistou um lugar especial nos corações das pessoas e, anos após sua morte, seu corpo foi descoberto milagrosamente intacto na Inglaterra, transformando-o em um santo venerado. Em 698 D.C., durante o seu sepultamento, um evangelho foi cuidadosamente colocado em seu caixão. E é justamente esse pequeno livro vermelho que atraiu olhares do mundo todo quando foi vendido por quase 15 milhões de dólares para a Biblioteca Britânica em 2012.Esse tesouro literário passou por uma trajetória intrigante. Após o corpo do santo ser transferido para a Catedral de Durham, o livro foi redescoberto somente no século 12. Um dos aspectos mais notáveis é a sua encadernação original, que é considerada a mais antiga registrada na história.

 

7. Bay Psalm Book

14,165 MIHÕES DE DÓLARES – Prepare-se para mergulhar na história do primeiro livro impresso na América do Norte: o Bay Psalm. Datado de 1640, esse item religioso foi escrito pelos primeiros peregrinos nos Estados Unidos, com o objetivo de suprir as colônias britânicas com um livro de orações e salmos bíblicos. A primeira impressão do Bay Psalm resultou em 1700 cópias, logo após a chegada da primeira prensa vinda de Londres para a América do Norte. No entanto, dos exemplares originais, apenas onze sobreviveram até os dias de hoje, tornando-o um verdadeiro tesouro literário. Por muito tempo, esse livro histórico foi mantido sob os cuidados da igreja Old South Church de Boston, em Massachusetts, que possuía dois exemplares guardados com zelo. No entanto, o destino reservou uma nova jornada para o Bay Psalm quando foi adquirido pelo empresário e bilionário David Rubenstein, co-fundador da renomada empresa de investimentos The Carlyle Group.

 

8. The Birds of America

9,65 MILHÕES DE DÓLARES – Em 1827, o naturalista norte-americano John J. Audubon presenteou o mundo com um livro extraordinário chamado The Birds of America, repleto de ilustrações magníficas de pássaros encontrados na América do Norte. Neste exemplar de história natural, Audubon nos presenteia com mais de 400 ilustrações impressionantes de aproximadamente 1000 espécies de aves. O diferencial? Todas as ilustrações são reproduzidas em tamanho natural e pintadas à mão, revelando sua meticulosa atenção aos detalhes. Quando o livro foi vendido, o seu excelente estado de conservação foi um dos fatores que influenciaram seu preço. Afinal, trata-se de uma raridade valiosa. O comprador, cuja identidade permanece anônima, desembolsou quase 10 milhões de dólares por essa edição única.

 

9. Talmude da Babilônia

9,3 MILHÕES DE DÓLARES – Em dezembro de 2015, a casa Sotheby’s colocou à venda uma coletânea excepcional de nove volumes do Talmude da Babilônia. O Talmude, uma compilação sagrada que abrange hábitos, costumes e leis do povo judeu, revelou-se um tesouro único, pois tratava-se do primeiro Talmude Babilônico impresso. Esse exemplar de valor inestimável foi confeccionado no século 16 por ninguém menos que Daniel Bomberg (1483-1549), um renomado impressor hebraico. Bomberg ficou conhecido como o pioneiro em imprimir livros hebraicos em Veneza, sendo o primeiro não-judeu a se aventurar nessa tarefa grandiosa.Apenas 14 coletâneas completas do tipo existem no mundo atualmente, o que torna essa conquista ainda mais extraordinária. Ter a oportunidade de adquirir essa obra-prima histórica é como possuir um pedaço do passado judaico em suas mãos.

 

10. Os contos de Canterbury

7,5 MILHÕES DE DÓLARES – Os Contos de Canterbury, escritos por Geoffrey Chaucer a partir de 1387. é uma coletânea que retrata vividamente a vida na Inglaterra medieval. Com histórias de cavalaria, passagens marcantes, alegorias envolventes, citações inspiradoras e costumes da época, Chaucer nos transporta para um mundo distante, repleto de personagens fascinantes e eventos extraordinários. Cada conto é habilmente narrado por um peregrino que embarca em uma jornada até o túmulo de São Thomas Becket, localizado na cidade de Cantuária, no sudeste da Inglaterra. Ao longo do caminho, os peregrinos compartilham suas histórias, criando um mosaico literário cativante e revelador. Publicada em 1475, a obra oferece um vislumbre abrangente da vida e dos costumes medievais na região. É um tesouro inestimável para aqueles que desejam compreender e apreciar a rica história da época.

 

(Visited 506 times, 1 visits today)
Rolar para cima