HG WELLS | 10 livros para conhecer a obra

Compartilhe

 

Nascido em 21 de setembro de 1866 na Inglaterra, Herbert George Wells é lembrado como um dos precursores da ficção científica na literatura.

LEIA MAIS
O HOMEM INVISÍVEL | Clássico de HG Wells ainda é uma leitura atual
A Guerra dos Mundos, de HG Wells
Viaje no tempo com Contos de Horror do Século XIX

Suas obras são consideradas visionárias e muitas já foram adaptadas para o cinema, caso de A Guerra dos Mundos e A Máquina do Tempo, que publicou quando tinha apenas 29 anos. Nascido em uma época de desenvolvimento tecnológico, Wells expressava suas preocupações sobre o futuro nas histórias que escrevia, refletindo sobre questões importantes até hoje como engenharia genética e limites éticos da ciência.

Para conhecer a obra de HG Wells, confira dez dicas de livros a seguir.

 

1. A Máquina do Tempo: First Edition

Compre o livro

SINOPSE – No final do século XIX, H.G. Wells imaginou uma fabulosa máquina capaz de transportar seus viajantes pelo tempo, permitindo viajar tanto para o passado como para o futuro. A DarkSide® Books convida seus leitores a embarcar nessa jornada fantástica, que influenciou toda a ficção científica do século XX. Na Inglaterra vitoriana, um cientista desenvolve um aparato capaz de se deslocar no tempo. Assim, o “Viajante do tempo” avança a centenas de milhares de anos no futuro e passa a conviver com um grupo pacífico, remanescente dos humanos. Mas, apesar da vida paradisíaca, eles escondem um segredo terrível. A possibilidade da viagem no tempo sempre nos cativou, ganhou inúmeras representações na cultura pop, amplificou suas possibilidades em filmes, series, quadrinhos e animações durante várias gerações. Viagens no tempo são o ponto de partida de filmes como De Volta Para o Futuro, Donnie Darko e Primer, séries de tv como Jornada nas Estrelas, Doctor Who, 12 Macacos e Dark, histórias em quadrinhos como X-Men, Paper Girls e Castelo de Areia, romances como a trilogia Chronos e Uma Dobra no Tempo e animações como Rick and Morty, só para citar alguns exemplos. É graças à prodigiosa imaginação de Wells que hoje nos fascinamos com tais obras e foi com a sua A Máquina do Tempo que as viagens temporais dispararam em nossa cultura popular. A edição da DarkSide® Books viaja ao passado ao homenagear a capa da primeira edição do livro, publicado em 1895 na Inglaterra, e ao apresentar um rico panorama traçado pelo organizador desta obra, Enéias Tavares, em sua introdução. Desponta no presente, ao trazer as ilustrações inéditas de Pedro Franz para o livro e reverenciar o talento de quatro autores contemporâneos, convidados a ofertar em forma de conto sua versão de passeio pelos tempos. Assim, Aline Valek, Ana Rüsche, Braulio Tavares e Felipe Castilho levam o leitor para lugares (e épocas) nunca antes imaginados. O livro também toca o futuro, buscando motivar os próximos escritores que, talvez inspirados por A Máquina do Tempo: First Edition, vão criar caminhos, viagens e universos ficcionais. Desse modo, o texto de H.G. Wells mostra que, mais que atemporal, ele se integra a todos os tempos possíveis. A cuidadosa edição da DarkSide® Books foi pensada para celebrar a importância de H.G. Wells, dando acesso a seu texto e a desdobramentos das ideias que fervilham a partir de sua leitura. Acomodem-se nos assentos e apertem os cintos que a viagem vai começar!

 

2. A Guerra dos Mundos

Compre o livro

SINOPSE – Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior? Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles – responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938 -, que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.

 

3. O Homem Invisível

Compre o livro

SINOPSE – Uma mistura fascinante de humor e ficção científica, gênero que Wells ajudou a estabelecer e no qual se consagrou. Um misterioso forasteiro chega à pacata cidade de Iping. Ninguém sabe seu nome, nem de onde vem ou a razão de estar sempre coberto da cabeça aos pés – com chamativos óculos escuros e bandagens envolvendo toda a cabeça sob um chapéu de abas caídas. Além disso, ele trouxe um verdadeiro laboratório portátil. O suspense cresce quando crimes começam a acontecer e quando se descobre que o homem é invisível! Um dos maiores clássicos da ficção científica, sucesso desde a publicação em 1897, O Homem Invisível é uma engenhosa e divertida combinação de humor e imaginação fantástica, e também uma bela reflexão sobre solidão, incompreensão e os laços entre o indivíduo e a humanidade. Essa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar, traz o texto integral e uma instigante apresentação. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

 

4. A ilha das almas selvagens

Compre o livro

SINOPSE – A Ilha das Almas Selvagens apresenta a aventura de Edward Prendick, náufrago que vai parar em uma ilha isolada, onde estranhos experimentos são realizados pelo Doutor Moreau. O livro pertence a um ramo dos mais ricos da literatura fantástica ou de aventuras, afirma Braulio Tavares no prefácio desta edição; Prendick não era um aventureiro profissional preparado para enfrentar perigos, mas um homem comum (como o próprio leitor). Mais de 120 anos de sua publicação, A ILHA DAS ALMAS SELVAGENS permanece atual, principalmente pela reflexão que traz, justificando a reedição deste clássico sombrio e perturbador. A narrativa aborda, como poucas, a onipotência com que os humanos tratam as outras espécies e discute o sempre atual tema da ética na Ciência. A primeira edição foi lançada no Brasil em 1935, e contou com a tradução de Monteiro Lobato para o já clássico The island of Doctor Moreau, período próximo à versão cinematográfica de A ILHA DAS ALMAS SELVAGENS (1932) de quem a edição brasileira incorporou o nome.

 

5. Uma utopia moderna

Compre o livro

SINOPSE – Enquanto caminhavam pelos alpes suíços, dois viajantes ingleses caem em uma dobra espacial e de repente se encontram em outro mundo. Em muitos aspectos igual ao nosso, mas ainda assim radicalmente diferente, os dois caminhantes estão agora sobre uma terra utópica controlada por um único governo mundial. Logo eles aprendem que todos compartilham uma linguagem comum, há igualdade econômica, racial e de gênero, e a sociedade é governada por ideais socialistas reforçados por uma elite austera e voluntária: o Samurai. Mas o que os utópicos farão com esses novos visitantes de um mundo menos perfeito?

 

6. O dorminhoco

Compre o livro

SINOPSE – Um cavalheiro vitoriano cai em um profundo sono, do qual ninguém consegue acordá-lo. Durante os dois séculos em que dorme, ele se torna o Dorminhoco, a pessoa mais conhecida e poderosa do mundo. Todas as propriedades são legadas a ele, e são administradas por um Conselho em seu nome. O povo comum, cada vez mais oprimido, o vê como um libertador mítico cujo despertar os tirará da miséria. Considerado o 1984 de mais de um século atrás, o olhar de H. G. Wells para o futuro é interessante, pois somos o futuro que ele tenta imaginar.

 

7. O país dos cegos e outras histórias

Compre o livro

SINOPSE – Imortalizado por clássicos da literatura fantástica, como A Máquina do Tempo, A Guerra dos Mundos e O homem invisível, H. G. Wells também foi um autor marcante na arte do conto – pela originalidade, pela tensão do texto, pela capacidade de criar situações impossíveis e levar o leitor a acreditar em cada um de seus detalhes. Escreveu quase uma centena de textos curtos ao longo da vida, transitando da fantasia ao terror, da ficção científica à fábula, do mistério policial às histórias de aventura. O país dos cegos e outras histórias reúne 18 de suas histórias, onde o fantástico, o terror e até a fábula se alternam em narrativas envolventes. Escritas principalmente entre o final do século XIX e o início do XX, mostram um pouco dessa faceta do autor menos conhecida no Brasil. Nas páginas de H. G. Wells, tudo acontece: povos esquecidos, ameaças interplanetárias, criaturas selvagens e drogas extraordinárias. O autor sintetiza sua maestria em O País dos Cegos, conto que abre e dá nome a este volume, ao criar um mundo à parte, de habitantes que há gerações perderam o dom da visão e levam a vida de forma pacífica até a chegada inesperada de um estrangeiro.

 

8. Deuses humanos

Compre o livro

SINOPSE – O sr. Barnstaple é um jornalista esgotado e desgostoso, que decide sair de férias para recuperar a sua saúde. Ele deixa sua família em casa e pega a estrada. Mas seu carro, em conjunto com vários outros, é subitamente transportado para um universo alternativo. Esse mundo, parecido com a Terra em que vivemos mas com pequenos detalhes diferentes, é uma verdadeira utopia. Colocados em quarentena por causa das doenças que transportaram involuntariamente, os terráqueos rapidamente elaboram um plano para conquistar esse mundo idílico e viver como divindades gregas. Eles dominariam um estado utópico, livre de crime, pobreza, guerra, doença e intolerância, ou seja, o mundo no qual o sr. Barnstaple sempre sonhou habitar. Só que ele não tem certeza se deve embarcar no plano – mas, por outro lado, não participar seria trair a própria espécie, não? Famoso por suas obras de ficção científica como “A máquina do tempo” e “A guerra dos mundos”, H.G. Wells tem muitas outras verves escondidas do leitor brasileiro. Esta é uma delas. Uma história que provocará profunda reflexão sobre as falhas da natureza humana, ao mesmo tempo em que oferece esperança para o futuro. “Deuses humanos” foi o primeiro romance a combinar a vigorante ficção científica com a fantasia. Assim surge a fantasia científica, um clássico que não pode mais ficar escondido.

 

9. Sob o luar

Compre o livro

SINOPSE – “Sob o Luar” é um conto escrito por H.G. Wells e narra a história de um menino que ganha um belo terno de sua mãe, porém, ela só permite que ele o vista em ocasiões especiais. No entanto, o desejo do menino de usar sua roupa é muito grande e ele se divide entre satisfazer sua vontade e desobedecer a mãe. Este e-book faz parte do projeto Literatura Descoberta, que tem por objetivo levar ao público traduções inéditas de textos disponíveis no Domínio Público com uma linguagem mais acessível. O projeto foi idealizado por Laura Scaramussa Azevedo, bacharelanda em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto.

 

10. Box – A ficção científica de H. G. Wells

Compre o livro

SINOPSE – QUEM FOI O PRIMEIRO A IMAGINAR A INVISIBILIDADE, A BOMBA ATÔMICA, O LASER OU UMA MÁQUINA QUE VIAJASSE NO TEMPO? Todos estes elementos básicos da ficção científica nasceram da mesma mente brilhante: H. G. Wells. Pioneiro no gênero de ficção científica e um homem de imaginação sem limites, várias vezes fez previsões de tecnologias em suas obras que só foram possíveis nos dias atuais. Seja descrevendo novas tecnologias maravilhosas, os caprichos dos voos espaciais ou os riscos do desenvolvimento científico, seus escritos cativam continuamente os leitores em todo o mundo. Este box reúne três de suas maiores obras: A Guerra dos Mundos O Homem Invisível A Máquina do Tempo Cada uma dessas histórias combina aventura emocionante com investigação pungente do progresso científico e de seus perigos – uma combinação exclusiva de H.G. Wells, que o marca como um verdadeiro mestre da literatura sci-fi.

 

(Visited 820 times, 1 visits today)
Rolar para cima