NETFLIX | Por que a série Lupin fez tanto sucesso?

Compartilhe

 

“Lupin” conquistou os corações dos fãs de mistério quando estreou em janeiro de 2021 na Netflix. A série francesa é inspirada nas histórias do personagem Arsène Lupin, criado pelo escritor Maurice Leblanc no início do século XX.

LEIA MAIS
6 curiosidades sobre Arsène Lupin, o ladrão-cavalheiro
Maurice Leblanc, o criador do famoso personagem Arsène Lupin
Livros por até 20 reais na loja do Literatura Policial

A trama acompanha Assane Diop, interpretado por Omar Sy, um ladrão mestre e especialista em disfarces que se inspira nas façanhas de Lupin para vingar a injustiça cometida contra seu pai.

A série já vai para a terceira temporada na Netflix, mas você pode se perguntar: por que ela fez tanto sucesso?

Uma das principais razões é o inquestionável carisma de Omar Sy. De público à crítica, ele convenceu a todos com seu charme, senso de humor e humanidade, entendendo a complexidade do personagem e conseguindo se transformar em diferentes identidades. Não tem como não torcer por Assane enquanto ele foge pelas ruas de Paris!

Outro aspecto que conta é o fato da série ser baseada em um personagem clássico da literatura francesa. Arsène Lupin foi criado lá no início do século XX, numa época em que Sherlock Holmes reinava no mundo dos contos de mistério. Criar um herói francês da literatura policial naquele momento era quase uma obrigação.

Foi assim que entendeu o editor de Maurice Leblanc na revista Je Sais Tout, quando pediu para que ele pensasse em um oponente à altura de Sherlock. Se os romances policiais estavam com tudo, a França tinha que brilhar também.

Só que não podia ser um personagem qualquer. Lupin não é um mero ladrão, mas sim um “ladrão-cavalheiro”. O detalhe que muda a perspectiva das histórias é o fato de ele roubar dos ricos e poderosos.

Isso nos leva a refletir sobre a ideia de justiça social, e de como as ações de Lupin parecem uma forma de equilibrar as desigualdades sociais que ele percebe no mundo.

Sem contar que é sempre mais arriscado e desafiador roubar algo de um lugar super protegido, de uma fortaleza, de um museu todo equipado com a mais alta segurança, não é mesmo? Aquela tensão no estilo Missão Impossível.

Para quem não vê a hora de mais episódios na Netflix, a terceira temporada de Lupin chega dia 5 de outubro no streaming. Enquanto isso, dá tempo de conhecer os vários livros que foram publicados desde 2021 no Brasil.

Encontre livros e e-books de Arsène Lupin

 

Descubra 6 curiosidades sobre Lupin

Inscreva-se no canal

 

DICA DE LEITURA

LIVRO: Box As Melhores Histórias de Arsène Lupin
Autor: Maurice Leblanc
Páginas: 640
Editora: Nova Fronteira
Compre o box

SINOPSE – Há mais de um século, Arsène Lupin seduz gerações com seus planos criminosos tão geniais quanto mirabolantes, enredando os leitores em reviravoltas inesperadas. Conhecido como o “Robin Hood francês da belle époque”, este ladrão de casaca segue a sério um código de honra, que revela traços de um espírito anarquista e definitivamente antiaristocrata. Seus roubos têm como alvo objetos valiosos dos mais abastados e uma provocação a suas vítimas com um prenúncio do crime ― preferencialmente em uma nota na imprensa. Também são alvos do humor zombeteiro deste mestre do crime os representantes da lei, em especial o inspetor Ganimard, que está sempre no encalço de Lupin e não raro caindo em suas artimanhas, e o detetive inglês Herlock Sholmes, um inimigo cuja mente brilhante traz novos desafios para o ladrão francês. Audacioso, antiestablishment, capaz de assumir inúmeras identidades diferentes e sempre surpreendendo o leitor com suas saídas de mestre, o memorável personagem criado por Maurice Leblanc garante seu lugar de destaque na literatura policial. O box As Melhores Histórias de Arsène Lupin contém três livros de capa dura: Arsène Lupin, ladrão de casacaArsène Lupin contra Herlock Sholmes Arsène Lupin e as oito pancadas do relógio.

(Visited 242 times, 1 visits today)
Rolar para cima