lista literária

Cinco livros top de Agatha Christie


agatha_top5

Não é fácil escolher só cinco livros top da Agatha Christie. Eles nasciam sob o signo do sucesso, com enredos originais e bem trabalhados, diálogos inteligentes, boas parcelas de um humor sutil e finais desafiadores. Seus detetives são altamente responsáveis pelo sucesso, mas o maior mistério é descobrir como ela conseguia ser tão criativa?

Seus livros instigam o hábito da leitura, e não se restringem a uma época, gênero ou faixa etária. Ela consegue conquistar uma variedade de públicos até hoje, mesmo após a morte em 1976. Nesta lista optei por cinco histórias que me marcaram por algum motivo particular, entre clássicos de Hercule Poirot e Miss Marple.

x

1. Depois do funeral
IMG_20150824_181318795A morte do rico industrial Richard Abernethie e da irmã, Cora, leva o detetive Hercule Poirot a investigar um provável caso de assassinato. Meu primeiro livro da Agatha Christie, uma descoberta apaixonante.

x

2. Um corpo na biblioteca
IMG_20150824_181404750Moça jovem em vestido de festa amanhece morta na biblioteca do casal Bantry. Os amigos de Miss Marple a chamam pra dar um pitaquinho no caso. Curiosidade: esse livro é de 1942, mas Miss Marple apareceu pela primeira vez num conto de 1926, publicado na revista The Sketch.

x

3. Um gato entre os pombos
IMG_20150824_181238657E seria muito inteligente — teria muitas células cinzentas —, essa era uma boa frase, devia recordá-la: ele possuiria não poucas células de matéria cinzenta.” Poirot é chamado a Meadowbank, um colégio para moças que está sofrendo um “surto” de assassinatos. Ele precisará exercitar as células cinzentas para desmascarar o assassino.

x

4. O caso dos dez negrinhos
IMG_20150824_181731534_HDRHoje é “E não sobrou nenhum”, mas quando eu li chamávamos de “O caso dos dez negrinhos”. Recentemente escolhido em enquete como o melhor livro que ela escreveu.

x

5. O assassinato de Roger Ackroyd
IMG_20150824_181825586Hercule Poirot quer saber quem matou Roger Ackroyd a punhaladas. Os diálogos são conduzidos com muita habilidade e o final é – apenas – surpreendente. Uma obra prima da literatura e um dos livros mais populares de Agatha Christie.

x

ana2

Anúncios

8 replies »

  1. Pra mim, o melhor de todos é o 5. Caí da cadeira com o final!!! Que livro maravilhoso, tão bom quanto o 4, que é clássico e também derruba o leitor da poltrona! Mas o 5 é fantástico, pois permite uma releitura, quando a estória ganha outros tons!
    Grande dama do crime!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s