Livros de Agatha Christie são editados para excluir termos ofensivos

Compartilhe

 

Novas edições de livros de Agatha Christie pela Harper Collins trazem trechos editados para excluir linguagem ofensiva, segundo o jornal The Guardian.

LEIA MAIS
Por que os livros de Agatha Christie são populares até hoje?
TOP 10 | Os dez melhores livros de Agatha Christie
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial

As mudanças referem-se principalmente a descrições de etnia e trechos que apresentam personagens fora do Reino Unido, e vão desde passagens retrabalhadas até algumas removidas. A intenção é excluir referências ofensivas a gênero e raça.

As alterações foram apontadas por leitores sensíveis – profissionais contratados por editoras para destacar conteúdos considerados problemáticos nos livros – e estão sendo implementadas nas versões digitais das edições de Poirot e Miss Marple.

Segundo o jornal Telegraph, entre trechos alterados estão aqueles com referência à etnia ao descrever personagens negros, judeus ou ciganos, o torso de uma mulher como “mármore negro” e o “temperamento indiano” do juiz. Termos como “oriental” e o uso da palavra nigger também foram excluídos.

Morte no Nilo e Um Mistério no Caribe, sucessos de Agatha Christie publicados em 1937 e 1964 respectivamente, estão entre os livros que já tiveram passagens modificadas.

Encontre livros e e-books de Agatha Christie
Loja do Literatura Policial na Amazon

 

DICA DE LEITURA

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Tradução: Érico Assis
Páginas: 320
Editora: HarperCollins
Compre o livro/e-book

SINOPSE – A tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária, é descoberto em sua cabine. Porém, para azar do autor do crime, o brilhante detetive Hercule Poirot está a bordo. Ele logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em um rio de mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse estranho assassinato.

(Visited 912 times, 1 visits today)
Rolar para cima