Margery Allingham marcou a era de ouro da literatura policial

Compartilhe

 

Margery Allingham foi uma das escritoras mais populares da Era de Ouro da Literatura Policial. Essa foi uma época marcada pelo sucesso do gênero com os romances policiais de Agatha Christie e Dorothy Sayers, nas décadas de 1920 e 1930.

Allingham nasceu no distrito de Ealing, em Londres, em 20 de maio de 1904. Filha de pais escritores, seu interesse pela escrita veio desde cedo. Aos 8 anos, publicou o primeiro conto em uma revista e, na adolescência, estudou Artes Dramáticas em Londres.

O primeiro livro foi publicado em 1923, com apenas 19 anos. Também criou um detetive da ficção que ficou famoso na literatura inglesa. Seu nome era Albert Campion, um aristocrata aventureiro que apareceu em dezoito livros da autora. Inicialmente, Campion seria uma paródia de outro detetive da ficção, Lorde Peter Wimsey, criado por Dorothy Sayers.

albert campion bbc

O detetive fez muito sucesso, e seus livros também foram adaptados para a TV pela BBC. O mais recente deles foi em 1989, com Peter Davidson no papel de Campion. A série foi transmitida a partir de 22 de janeiro daquele ano, e apresentou um total de oito histórias adaptadas.

Margery Allingham sofria de câncer de mama, e morreu em 30 de junho de 1966, aos 62 anos.

 

Conheça os livros / e-books de Margery Allingham

 

DICA DE LEITURA

Título: Polícia no Funeral
Título original: Police at the Funeral (1931)
Autora: Margery Allingham
Páginas: 256
Compre o e-book

 

SINOPSE – Na casa da tia-avó Caroline, em Cambridge, surge um enigma rodeado de mistério e terror. Morre o tio Andrew, a tia Julia é envenenada e o tio William atacado… Quem melhor do que Albert Campion, o imprescindível detetive, para resolver este estranho caso de família?

(Visited 171 times, 1 visits today)
Rolar para cima