Ellery Queen foi criado originalmente para um concurso de romances policiais

Compartilhe

 

Em 1928, nascia um detetive esnobe, rico, bem educado e bastante observador. Ellery Queen foi criado originalmente para um concurso de romances policiais da revista McClure’s Magazine, fruto da imaginação dos primos Frederic Dannay e Manfred B. Lee.

A história até venceu o concurso, mas não chegou às bancas naqueles dias porque a revista simplesmente faliu. Só foi mesmo publicada um ano depois, dando origem a inúmeras aventuras com esse personagem, um sucesso absoluto. No Brasil, o primeiro livro saiu com o título “Um Morto na Plateia”.

Curioso é que o personagem Ellery Queen é também escritor de romances policiais. Seu parceiro é o próprio pai, o inspetor Richard Queen, da Polícia Metropolitana de Nova York. “Queen pai” divide informações sobre casos difíceis com o filho, que não se incomoda em passar a perna na polícia e resolver ele mesmo os casos. Ellery descobre o autor do crime sempre a partir de uma busca racional e lógica.

As tramas são típicas do estilo “Quem matou?”: um crime complexo se apresenta, pistas falsas e verdadeiras são espalhadas entre os capítulos, e a história segue recheada de personagens curiosos. Perto do fim da história, sai um alerta para o leitor de que todas as informações necessárias para resolver o desafio já foram apresentadas e que – como Ellery – ele já pode matar a charada por conta própria. A esse tempero, deu-se o nome de “O Desafio de
Ellery ao Leitor”.

Os livros do detetive Ellery Queen também são assinados por… nada mais, nada menos que Ellery Queen! Calma, vamos explicar a confusão. Este foi o pseudônimo usado pelos publicitários Daniel Nathan e Maniord Lepofsky quando criaram o detetive. Além de assinarem juntos, também tinham nomes artísticos individuais, como Frederic Dannay e Manfred B. Lee.

Os multi-facetados primos viraram autores respeitados e uma referência entre os romances policiais. Publicaram antologias e vários estudos sobre a influência do gênero literário, elaboraram livros críticos e organizaram o índice dos autores policiais mais importantes das décadas passadas.

Sob o pseudônimo Barnaby Ross, eles escreveram quatro títulos com o detetive Drury Lane e, juntos, venderam mais de 150 milhões de livros em 40 anos de carreira. Também criaram a revista Mistério Magazine Ellery Queen, em 1941 nos Estados Unidos, importante até hoje. A Mistério Magazine foi o principal meio de difusão de contos do gênero durante muitas décadas. No Brasil, foi publicada de agosto de 1949 a outubro de 1976, pela Editora Globo.

 

(Texto extraído do e-book Os Maiores Detetives do Mundo)

 

SOBRE O E-BOOK

Título: Os maiores detetives do mundo
Autor: Chris Lauxx
Páginas: 316
Compre o e-book

SINOPSE – O que Sherlock Holmes, Batman e Ed Mort têm em comum? Poirot, 007 e House podem pertencer ao mesmo clube? A resposta é sim, já que todos eles investigam e solucionam mistérios! Os Maiores Detetives do Mundo é uma enciclopédia pop dedicada a 60 grandes investigadores da literatura, cinema, quadrinhos, TV e games. Este guia único e completo apresenta perfis, biografias, curiosidades e inúmeras informações divertidas sobre o mundo dos detetives. Do surgimento da ficção policial à atualidade, viaje pela linha do tempo e encare os protagonistas mais durões, esquisitos e fascinantes do planeta. Desvende enigmas com Auguste Dupin e treine as células-cinzentas com Hercule Poirot. Brinde em Paris com o comissário Maigret e renda-se à majestade inglesa de Sherlock Holmes. Desvie das balas de Philip Marlowe e resista ao charme de James Bond, enquanto os serial killers de Kay Scarpetta confundem a polícia americana. As sombras da cidade não são sombras, são Batman e The Spirit lutando para manter a ordem e paz reinante. E na terra dos vikings, Wallander, Joona Lina e Lisbeth Salander revelam inimigos ocultos. Escrito com linguagem acessível e organizado em capítulos cronológicos e temáticos, Os Maiores Detetives do Mundo é o guia definitivo para quem não resiste a um bom mistério.

(Visited 103 times, 1 visits today)
Rolar para cima